Foi realizada nos dias 21, 22 e 23 de setembro de 2022 um curso online sobre análise microbiológica de areias das praias organizado pela Uni-CV e Instituto Tecnológico de Canarias no âmbito do projeto ABACO - Melhoria da qualidade das águas costeiras e balneares da Macaronésia, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional através do Programa de Cooperação Interreg MAC 2014-2020.
Este curso tem por objetivo melhorar a eficiência e a competitividade dos laboratórios de controlo nas regiões ultraperiféricas, em Cabo Verde, o projeto foi dirigido pelos quadros da UniCV e os técnicos de laboratórios públicos e privados de Cabo Verde com experiência em análises microbiológicas.
Nos três dias de curso, foram abordados conceitos teóricos de crescimento e desenvolvimento de fungos na areia, bem como aspectos para a quantificação e identificação de fungos (leveduras, filamentosos e dermatófitos) e bactérias (E. coli e enterococos intestinais) em amostras de areia de praia usando os métodos de análise impostos pela regulamentação nacional e os requisitos de ensaios das Normas ISO.
A atividade de formação teve um bom acolhimento com cerca de 32 inscritos, dos quais: 38% pertencem aos laboratórios e gestores privados ligados ao setor das águas, 28% correspondem a entidades públicas diretamente envolvidas no controlo e gestão da qualidade da água (ex.: saúde pública, água e saneamento) e os 11% restantes são compostos por professores, técnicos de laboratórios e alunos da Uni-CV.
A elevada assiduidade e o perfil técnico dos participantes garantiu o sucesso desta formação, na medida que as competências adquiridas ao longo do curso constituem uma ferramenta básica e indispensável para a realização de campanhas analíticas de monitorização da qualidade sanitária das águas balneares e areias das praias, garantindo a saúde ambiental e pública da população local e turística.
O curso foi ministrado por Valentina MM. Santos, licenciada em Engenharia Zootécnica e responsável pela área de Micologia e de qualidade do Laboratório Veterinário Regional dos Açores, que conta com muitos ensaios acreditados pela norma ISO 17025.
Acompanhe as notícias e o desenvolvimento do projeto pelo link: https://proyectoabaco.itccanarias.org/pt/.