formacao_primeiros_socorros.jpg

Os funcionários da Universidade de Cabo Verde receberam uma ação de formação intensiva em Primeiros Socorros, de 28 de fevereiro a 4 de março, no Campus de Palmarejo Grande. A formação organizada pelo Gabinete de Saúde da Uni-CV teve como objetivo capacitar os técnicos para atendimento em situações de emergência dentro da Universidade até a chegada da assistência qualificada.

A formação teve uma duração de 25 horas e foi destinada a 10 colaboradores não docentes: alguns funcionários de apoio às aulas, outros que trabalham na residência académica e ainda condutores.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), acidentes são eventos não intencionais que podem provocar uma lesão corporal ou perturbação reconhecível, podendo causar sequelas permanentes ou temporárias e até a morte. assim sendo, as técnicas de primeiros socorros são indispensáveis, e fazem a diferença entre a morte e a continuidade da vida. As prestações dos primeiros socorros podem ainda simplesmente prevenir agravos e isso só é possível quando há pessoas treinadas, capazes de conduzir a situação com serenidade e confiança até a chegada de serviço especializado.

O Gabinete de Saúde da Uni-CV é uma unidade elementar na prestação de cuidados de saúde na comunidade académica, incluindo estudantes, funcionários docentes e funcionários não docentes, que conta com equipas multiprofissionais, constituídas principalmente por enfermeiros e docentes da área de saúde. Estes respondem pela prestação de cuidados de saúde personalizados à população inscrita na área de cobertura, garantindo a acessibilidade, a qualidade e a continuidade dos serviços de saúde.

 

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account