A Universidade de Cabo Verde recebeu na tarde de sexta-feira (10) o Reitor da Unipiaget Guiné-Bissau, Professor Aladje Baldé. A reunião foi realizada no intuito de se apresentar ambas as universidades, tendo em vista a busca de parcerias futuras.
Estavam presentes, além da Reitora, o Vice-reitor para o Ensino, Formação e Inovação Pedagógica, João Cardoso, o Pró-reitor para a Ação Social, Assuntos Estudantis e Cultura Universitária, Mário Lima, a Presidente da Faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Artes, Elvira Reis e o Vice-Presidente da Faculdade de Ciências e Tecnologia, Arlindo da Veiga, o Responsável dos Serviços Administrativos e Financeiros na Escola de Negócios e Governação, Fernando Baldé e do Assessor para Relações Internacionais, Cooperação e Mobilidade, Bruniguel Andrade.
A Reitora apresentou a Uni-CV com destaque para os três pilares, nomeadamente: o ensino, a investigação e a extensão. Os membros da equipa reitoral e os responsáveis das unidades orgânicas debruçaram-se sobre as suas respetivas áreas de atuação. A Uni-CV foi criada em 2006, mas a sua história remonta aos anos de 1979. Atualmente oferece mais de 40 cursos de licenciaturas, mais de 20 cursos de pós-graduação presenciais e à distância.
O Reitor da Unipiaget da Guiné-Bissau, Professor Aladje Baldé, está em Cabo Verde a convite da Organização Mundial da Saúde para ajudar Cabo Verde no sequenciamento do genômico do SARS-CoV-2, Omicron. Neste sentido visitou a Universidade de Cabo Verde para conhecer as potencialidades e abrir perspectivas para futuras colaborações. ”Da nossa parte estamos com os braços abertos para cooperar com a Uni-CV”, finaliza.
A Reitora, a caminhar para o fim do seu segundo mandato à frente da Universidade de Cabo Verde mostrou-se disponível a continuar a dialogar com a Unipiaget da Guiné-Bissau. No entanto, frisou que deixará as recomendações para a futura equipa que vencer as eleições. Ainda houve tempo para visitar os laboratórios da Universidade de Cabo Verde, do Edifício 12.