No âmbito da operacionalização do American Corner da Praia, a Universidade de Cabo Verde e a Embaixada dos Estados Unidos em Cabo Verde assinaram um memorando de entendimento para dinamizar o ensino e aprendizagem da língua inglesa, e promover a mobilidade Internacional dos estudantes da Universidade de Cabo Verde. O ato teve lugar no espaço destinado ao funcionamento do American Corner, no edifício 9, sala 205, no Campus do Palmarejo Grande.
O memorando de entendimento foi assinado pela Reitora da Uni-CV Judite Medina do Nascimento e pelo Embaixador dos Estados Unidos em Cabo Verde Jeff Daigle, que disse que o American Corner é uma plataforma para conectar pessoas.
“Iremos trazer pessoas dos Estados Unidos para atuar no American Corner em Cabo Verde e promover a educação e as bases para programas culturais, e estamos muito satisfeitos por estabelecer novas pontes com Cabo Verde. Através do American Corner, podemos levar estudantes cabo-verdianos para escolas americanas e também trazer estudantes americanos para estudar em Cabo Verde, um verdadeiro programa de intercâmbio que, há poucas semanas, acabou de receber a aprovação de Washington”, afirma Jeff Daigle.
Por sua vez, Judite Medina do Nascimento avançou que se trata de um passo importante para a Universidade de Cabo Verde que pretende apostar, cada vez mais, na internacionalização.
“Os institutos de línguas, literaturas e culturas da Uni-CV são unidades funcionais que promovem as línguas estrangeiras nesta universidade e também na comunidade. Para além do que nós oferecemos através dessas unidades, este projeto vai reforçar ainda mais essa política, promovendo a língua inglesa através do American Corner e do Instituto de Língua Inglesa. Também iremos consolidar o programa de mobilidade internacional, que já existe, mas que será reforçado”, frisou a Reitora.
American Corner faz parte do programa American Spaces do Departamento de Estado dos EUA, onde são programadas atividades criativas para divulgar mais conhecimento sobre os EUA, o seu povo, as suas políticas, a sua história e a sua cultura. Para além da língua e da cultura, os American Corners especializam-se em programas estratégicos específicos, como ciência, tecnologia, invenção e empreendedorismo.