A Universidade de Cabo Verde vai realizar a cerimónia de outorga dos primeiros médicos formados em Cabo Verde, fruto de uma parceria entre a Uni-CV e a Universidade de Coimbra. O ato terá lugar neste sábado, dia 6 de novembro, às 14:30, no Centro de Convenções do Campus de Palmarejo Grande.

No dia 7 outubro de 2015, a Universidade de Cabo Verde em parceria com a Universidade de Coimbra, deu início a um projeto ambicioso e ousado, ao abrir o primeiro curso de Medicina em Cabo Verde. O projeto foi desenhado com a finalidade de formar médicos de e para Cabo Verde, na tentativa de colmatar a necessidade de médicos no nosso sistema e consequentemente melhorar a qualidade dos cuidados de saúde prestados à população cabo-verdiana.

Este modelo faz com que sejam formados médicos, que tiveram a oportunidade, durante o curso, de vivenciar experiências pedagógicas e científicas em duas comunidades académicas diferentes, e ter um conhecimento mais amplo das necessidades vividas aqui em Cabo Verde.

Anualmente, o Mestrado Integrado em Medicina recebe 25 estudantes, tendo o curso a duração de seis anos. Os três primeiros anos decorrem nas instalações da Uni-CV, na Cidade da Praia. Os dois anos seguintes, ciclo clínico, decorrem na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra; e o internato é feito em Cabo Verde, no Hospital Agostinho Neto.

O ano de 2021 foi marcado pela conclusão dos estudos da primeira turma. Muitos foram os desafios e dificuldades, mas com muito empenho, dedicação e espírito de sacrifício, 17 dos 25 estudantes que iniciaram os estudos em 2015 concluíram o curso com sucesso e com bom aproveitamento, representando assim a primeira “fornada” de médicos formados em Cabo Verde. 

Medicina_6_Ano.jpg

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account