Protocolo_Fogo_UNICV.jpeg

Uma delegação da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), encabeçada pelo Vice-Reitor para o Ensino, Formação e Inovação Pedagógica, João Cardoso, esteve de visita à ilha do Fogo, na semana passada. A missão teve como resultados uma parceria assinada com a Câmara Municipal de São Filipe e uma reunião de trabalho com os presidentes da Região Fogo e Brava, abrindo perspetivas para muitas outras colaborações futuras.

No decorrer da visita, o Vice-Reitor da Uni-CV teve um encontro de trabalho, na segunda-feira, 11 de outubro, com o Presidente da Câmara Municipal de São Filipe (CMSF), Nuias Silva, com vista à análise e discussão do protocolo de parceria entre a Uni-CV e a CMSF. Em seguida, visitaram o espaço para a instalação do Ensino Superior na Ilha do Fogo.

Na terça-feira, dia 12 de outubro, o Vice-Reitor da Uni-CV realizou o primeiro encontro de trabalho com as quatro câmaras municipais da região, com o objetivo de dinamizar o ensino superior na região Fogo e Brava, implementando cursos de formação profissional superior, graduação e pós-graduação, num horizonte temporal bastante curto.

Os cursos que poderão ser escolhidos foram, essencialmente, cursos de interesse para o desenvolvimento sustentável da região, nomeadamente, os ligados aos setores da saúde animal, transformação de alimentos, geociências e TICs. 

No período da tarde, foi  firmada a primeira parceria, através da assinatura dum protocolo de colaboração técnico-científica, entre a Câmara Municipal de São Filipe, na terça-feira, 12, e que tem como objetivo a promoção de programas de ensino e formação, promoção de eventos científicos, fomento do intercâmbio de informações e publicações, desenvolvimento de projetos e pesquisas, principalmente organização de atividades de extensão de um pólo da Uni-CV na ilha Fogo - Município de São Filipe.

Ainda no âmbito deste protocolo, a CMSF vai subsidiar, anualmente, parte das propinas dos estudantes que preencham os requisitos e as condições estabelecidas no Regulamento Municipal do Sistema de Ação Social Escolar. Poderá ainda receber nas suas instalações estudantes da Uni-CV que pretendam a realização de trabalhos acadêmicos, bem como contribuir para o bom funcionamento dos cursos desenvolvidos pela Uni-CV no município de São Filipe. 

A Uni-CV concede ao pessoal afeto à CMSF benefícios no acesso às ofertas formativas da instituição, em condições especiais. 

Igualmente trabalhará na organização, implementação e funcionamento, a curto, médio e longo prazos, de ciclos de estudos, bem como cursos de caráter modular, visando à formação inicial e contínua dos recursos humanos do município de São Filipe.

O protocolo foi assinado pelo Vice-Reitor para o Ensino, Formação e Inovação Pedagógica, João Cardoso, e pelo Presidente da Câmara Municipal de São Filipe, Nuias Silva, nas instalações da CMSF.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account