Denise Colito Hailton Spencer 1

Os docentes Denise Andrade Colito e Hailton Lima, ambos professores da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade de Cabo Verde, foram dois dos autores do recente artigo da Revista Frontiers in Microbiology na seção Infectious Agents and Disease, doi: 10.3389/fmicb.2022.1059431.

A obra, intitulada “Epidemiological investigations of diarrhea in children in Praia city, Cape Verde” foi publicada no dia 22 de dezembro de 2022.

O estudo teve como objetivo detetar os diferentes patógenos que causam infeções intestinais em crianças na cidade de Praia e associá-los a possíveis fatores de risco com intuito de fornecer dados que possam ajudar a formular estratégias de controlo apropriadas e prever riscos para as comunidades em consideração.

Assim sendo, a pesquisa baseou-se na identificação de patógenos em fezes de crianças dos 0 aos 12 anos de idade, com diarreia, coletadas no serviço de pediatria do Hospital Universitário Dr. Agostinho Neto na Cidade da Praia em Santiago. As amostras foram analisadas mediante o equipamento FilmArray® e com painéis FILMARRAY®GI Panel (bioMérieux Clinical Diagnostics), através do qual se identificam, em um só ensaio, a presença de bactérias, vírus e protozoários.

A partir dos resultados concluiu-se que, na cidade da Praia, há alta prevalência e diversidade de enteropatógenos entre crianças, os resultados deste estudo podem ajudar a estabelecer um diagnóstico adequado e tratamentos eficazes para as doenças diarreicas.

Aceda ao artigo no site da Revista Frontiers.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account