G-Somos-Cabo-verde-31.jpg

Alexsandro Baptista, técnico da Universidade de Cabo Verde, integra uma equipa de quarto jovens informáticos e eletrotécnicos da cidade da Praia, recém-licenciados, que há bem pouco tempo desenvolveu a aplicação GERR - Gestão Eficiente da Recolha dos Resíduos. Esta solução rendeu-lhes o prêmio “Os Melhores do Ano” na categoria Inovação e Empreendedorismo na Gala Somos Cabo Verde que teve lugar na noite de sexta-feira, 18 de outubro.

Gestão Eficiente da Recolha dos Resíduos - GERR – é um projeto que saiu vencedor no concurso de ideias Smart City (Cidade Inteligente) Praia 2025 “Cidade com Sorriso”, promovido pela Fundação Lóide Monteiro em parceria com a Câmara Municipal da Praia e o CERMI - Centro de Energias Renováveis e Manutenção Industrial. Foi o primeiro classificado no BootCamp 2030 e top 6 empreendedor promovido pela BIC - Business Incubation Center. Alexsandro Baptista explica que a ideia surgiu perante o desafio de participar no concurso Smart City “Cidade com Sorriso” promovido pela Câmara Municipal da Praia, a Associação dos Jovens Empreendedores, Loide Engenharia e outras empresas.

O projeto Gestão e Recolha Eficiente de Resíduos está dividido em três partes: 1ª - Recolha dos parâmetros dos contentores, ou seja, consegue-se saber a distância e o nível dos resíduos que estão nos contentores. Instala-se um dispositivo nos contentores que informa quando o contentor estiver cheio. 2ª - Aplicação de inteligência artificial, com isso, o sistema traça a sua própria rota de recolha dos resíduos com base nos contentores que estão cheios e na distância entre eles, permitindo traçar a rota mais económica possível; 3ª - Georreferenciação, será feita a georreferenciação de todos os contentores para permitir que a população saiba aonde estão localizados os contentores disponibilizados em forma de web ou apps.

“Então um belo dia resolvemos ficar debaixo de uma árvore e ali focamos no problema. No decorrer da elaboração do projeto fizemos várias entrevistas para saber qual é o maior problema do meio urbano. Concluímos que o lixo é um problema que traz outros problemas. Então queremos dar o primeiro passo para tentarmos resolver esse problema que afeta muitas cidades”, afirma Alexsandro Baptista.

Baptista avançou que o controlo dos contentores funciona com sensores instalados nos contentores de lixo. “Vamos ter uma central que recebe os dados de todos os contentores e, a partir de um ecrã, conseguiremos monitorar, enviar os dados seis vezes por dia através de mensagens (SmS). O próprio sistema conseguirá descrever a rota da recolha de resíduos, uma vez que os carros são automatizados, o que permite a sua monitorização. Assim, poderemos ver onde estão as viaturas e o sistema permitirá, ainda, alertar a população sobre a questão de recolha porta-a-porta. Essa é a parte mais dinâmica do projeto”.

Além de Alexsandro Baptista, CEO de Power Solution, fazem parte da equipa do GERR os jovens Helder Gomes – Engenheiro Eletrotécnico, Estagiário de Banco BAI, Jailson Moreira – Engenheiro Eletrotécnico – Professor da Faculdade Ciência e Tecnologia da Uni-CV e atual Administrador de Power Solution, Eric Fernandes – Engenheiro Informático, Diretor de projeto de Power Solution.

Eletro Power: Consultoria Energética é uma microempresa de consultoria energética e prestação de serviço, criado pelos estudantes de Engenharia Eletrotécnica da Uni-CV. No âmbito dessa empresa, os elementos do grupo desenvolveram o projeto de Gestão Eficiente de Recolha de Resíduos.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account