unicv_assina_protocolo_de_cooperacao.jpgA Universidade de Cabo Verde assinou na terça-feira, dia 26 de janeiro, um protocolo de cooperação com o Instituto Superior de Educação e Ciências de Lisboa (ISEC), para promoção da formação na área aeronáutica civil. Este protocolo foi assinado por ocasião do webinário intitulado A Aeronáutica em Cabo Verde, organizado pelo Instituto Superior de Educação e Ciências de Lisboa (ISEC), juntamente com a HiFly, uma companhia aérea portuguesa especializada no fretamento de aviões comerciais com tripulação, manutenção e seguro. O evento decorreu entre as 09h30 e às 11h30 (horário de Cabo Verde) através da plataforma Zoom.

O programa do evento foi divido em duas partes. Num primeiro tempo, foi assinado o protocolo de cooperação entre o ISEC Lisboa e a Uni-CV, respetivamente representados pela Presidente do ISEC Lisboa, Maria Cristina Ventura, e pela Magnífica Reitora da Uni-CV, Judite Medina do Nascimento. Ambas se declararam muito satisfeitas pela assinatura deste protocolo de cooperação, que visa “estabelecer e desenvolver relações de cooperação e de intercambio nos domínios do ensino, da investigação, da consultoria técnica e científica, e da articulação dos seus respetivos modelos e processos de ensino-aprendizagem”.

142677158 164071848825291 7466169430454836613 nA Cristina Ventura e a Judite Medina de Nascimento insistiram sobre o fato de que esta assinatura representa um marco simbólico e importante, que demostra a resiliência das instituições académicas para prosseguirem as suas atividades apesar do contexto sanitário. Reforçaram também que o protocolo tem por objetivo desenvolver a troca de ideias e experiências entre as partes interessadas, e consolidar o setor aeronáutico em Cabo Verde, principalmente através da formação e capacitação de profissionais da área.

As áreas de cooperação privilegiadas serão: mobilidade de docentes, não docentes e investigadores; mobilidade de estudantes; formação e capacitação de recursos humanos; conceção e implementação de uma nova oferta formativa no domínio da aeronáutica e da aviação civil; organização de eventos científicos e culturais; entre outros.

Num segundo tempo, foi realizada a conferencia Aviação e Aeronáutica – O Estado do Sector, animada pelo Diretor financeiro da HiFly, Dr. Sérgio Bagorro. Além do tema principal da conferencia, os subtemas “Aeronaves e Transporte Aéreo” e “Formação e Qualificação em Aeronáuticas” foram também em debate. O Sérgio Bagorro debruçou-se sobre o impacto da pandemia da Covid-19 no setor da aviação civil, e como os atores conseguiram se adaptar ao novo contexto. A conferência foi seguida de um momento de diálogo e perguntas/respostas entre os participantes e os intervenientes do evento.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account