O Instituto Confúcio na Universidade de Cabo Verde procedeu à abertura oficial da nova Licenciatura em Línguas Literaturas e Culturas - Estudos Chineses, na sexta-feira, dia 19 de novembro, no Centro de Convenções, Campus de Palmarejo Grande.
A cerimônia começou com a dança de abertura "Pássaros Verdes". Os dançarinos da Associação de Amizade Cabo Verde-China encenaram com vivacidade o pássaro verde quebrando a concha, batendo suas asas e voando alto, expressando os melhores votos e expectativas para os primeiros alunos do curso de Licenciatura em Estudos Chineses.
A abertura oficial do curso de Línguas, Literaturas e Culturas-Estudos Chineses, foi presidida pela Secretária de Estado para o Ensino Superior, Eurídice Monteiro, que destacou a importância da aprendizagem da língua chinesa para Cabo Verde, e agradeceu ao governo chinês e às universidades chinesas pelas oportunidades que sempre proporcionaram aos estudantes cabo-verdianos. A mesma acredita que a abertura desta Licenciatura na Universidade de Cabo Verde terá, sem dúvida, um papel importante no aumento da competitividade global dos estudantes cabo-verdianos.
O Embaixador, Du Xiaocong proferiu o seu discurso com entusiasmo, enaltecendo o lançamento bem-sucedido do programa de graduação em Estudos Chineses, considerando-o como um momento especial e belo no processo de intercâmbio cultural entre a China e Cabo Verde. Prosseguindo, afirmou que, desde a abertura do Instituto Confúcio na Universidade de Cabo Verde em 2015, tem testemunhado o rápido desenvolvimento do ensino da língua chinesa em Cabo Verde. Acrescentou ainda que a abertura desta Licenciatura constitui uma plataforma sólida para que Cabo Verde possa, de forma independente, formar professores em Estudos Chineses, o que seguramente irá beneficiar, a longo prazo, a amizade entre a China e Cabo Verde.
O Embaixador deixou ainda uma mensagem aos primeiros alunos no sentido de valorizarem as oportunidades de aprendizagem, aprofundarem o conhecimento profissional, expandirem seus horizontes para melhor compreenderem o mundo, dominando a língua chinesa, e contribuir para o fortalecimento da amizade China-Cabo Verde.
Por seu turno, a Reitora da Uni-CV, Judite Medina Nascimento, disse que a Uni-CV realiza mais um sonho depois de muitos anos: ‘‘Hoje a nossa Universidade de Cabo Verde concretiza mais um sonho, um sonho acalentado por muitos anos, através do Instituto Confúcio na Uni-CV e com uma cooperação estratégica com a Universidade de Estudos Estrangeiros de Guangdong”.
Em seu discurso, a Diretora Nacional do Instituto Confúcio na Uni-CV, Ermelinda Tavares, lembrou que emnovembro de 2021, após a sua creditação e publicação no boletim oficial em finais de outubro, deu-se início à fase da divulgação e candidatura. Em menos de um mês, conseguiram o número de candidatos que justificasse a abertura de uma turma.
“Esta licenciatura demonstra o firme objetivo do Instituto Confúcio na Uni-CV de reforçar a cooperação e a amizade entre Cabo Verde e China e priorizar a mobilidade académica entre os estudantes”, apontou Ermelinda Tavares.
Para o Presidente da AMICACHI, José Correia, o Instituto Confúcio na Uni-CV dá um grande contributo tanto para os alunos como para o país. “O Instituto Confúcio é um caso de sucesso. Com seis anos de existência, conseguiu ensinar língua chinesa a milhares de alunos cabo-verdianos, desenvolveu parcerias com várias instituições e, de uma certa forma, contribuiu para mudança e melhoria de vida das pessoas no nosso país”.
O professor representante do Curso da de Estudos Chineses, Dr. Ruan Zuoying, usou experiências de aprendizagem da língua chinesa de dois antigos alunos como exemplo para encorajar os primeiros alunos deste curso: o curso que se inaugura é um curso totalmente novo, os alunos devem ser ousados e aproveitar as oportunidades, perseguir seus sonhos e realizar suas ambições de vida. "A China está no meu coração", o representante dos alunos, Rúben Andrade, expressou os sentimentos de todos os alunos que se matricularam no curso. Como o primeiro aluno do Instituto Confúcio, seu amor pela língua chinesa deu-lhe oportunidade de se candidatar ao curso de língua chinesa, para aperfeiçoar e divulgar ainda melhor a língua e a cultura chinesas.
Ainda no decorrer da inauguração, o representante do curso de licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas - Estudos Chineses, Ruben Andrade, partilhou a sua trajetória, enquanto aluno, até a fase em que ele foi representante do curso. Em 2016, estudou a língua e a cultura chinesa no IC na Uni-CV, e conseguiu trocar experiências de aprendizagem com os colegas, e ainda lecionou aulas online sobre a cultura chinesa, visto que para ele é de suma importância que os estudantes aprendam mais sobre a cultura chinesa.
No total, serão cerca de 19 alunos que irão assistir à primeira aula, no dia 29 de novembro, na Faculdade de Ciências Sociais Humanas e Artes. O curso será coordenado pelo Instituto Confúcio na Uni-CV, com a duração de quatro anos, sendo o 6º semestre feito na China.
Seis anos se passaram desde a inauguração do Instituto Confúcio na Universidade Cabo Verde. Com o início do programa de Licenciatura em Estudos Chineses na Universidade de Cabo Verde, iniciou-se uma nova jornada, em que todos os nossos professores e alunos estabeleceram um novo ponto de partida, traçaram um novo plano, enfrentarão novos desafios e certamente alcançarão novos resultados.