O Ministro da Educação, Amadeu Cruz, recebeu, na manhã de 2 de novembro, a visita de uma delegação do Instituto Confúcio na Universidade de Cabo Verde, encabeçada pelos diretores chinês e cabo-verdiano do Instituto.
O Ministro da Educação, Amadeu Cruz, deu as boas-vindas à delegação e voltou a agradecer a contribuição do Instituto Confúcio em prol do ensino da língua chinesa em Cabo Verde.
O Diretor chinês do Instituto Confúcio, Zhou Fuqiang, primeiramente agradeceu a pronta disponibilidade do Ministro em receber a delegação. De seguida, fez uma apresentação geral da situação atual do Instituto, com ênfase para a abertura, em parceria com a FCHSA, do curso de licenciatura em Estudos Chineses. Este curso tem como objetivo principal formar profissionais para o ensino da Língua Chinesa como Língua Estrangeira em Cabo Verde.
O Diretor explicou, ainda, que o âmbito da visita insere-se no processo de divulgação deste novo curso, aproveitando, por conseguinte, para solicitar o apoio do Ministério da Educação neste aspeto.
O Ministro da Educação, Amadeu Cruz, confirmou a disponibilidade do Ministério e da Direção Nacional da Educação em colaborar com o processo de divulgação, através do contato com as delegações escolares e as escolas secundárias e através de redes sociais, televisão e rádio educativas.
Segundo o Ministro, a reforma do ensino secundário pretende alargar o ensino da língua chinesa a todo o país. Para tal será preciso haver uma formação contínua de professores, entre outras condições básicas de ensino, que só serão atingidas com a parceria do Instituto Confúcio.
Neste contexto, os objetivos principais do curso de licenciatura em Estudos Chineses estão em sintonia com os objetivos da reforma do ensino secundário do Ministério da Educação.