O Instituto Confúcio na Universidade de Cabo Verde realizou no dia 15 de julho, uma “Festa do Chá” de despedida dos professores que terminaram a missão de ensino de Língua Chinesa em Cabo Verde e estão de regresso à China.
Dos discursos proferidos pela Magnifica Reitora, Judite Medina do Nascimento, e pelo Assessor para Relações Internacionais, Cooperação e Mobilidade, Bruniguel Andrade, percebe-se os distintos laços de amizade e cooperação existente entre os professores chineses e a Universidade de Cabo Verde.
Esses professores, durante todos estes anos de serviço e trabalho árduo, contribuíram para o desenvolvimento do ensino do Mandarim nas escolas secundárias do país, nas universidades e no público em geral.
Segundo eles, as dificuldades encontradas ao chegar num país novo, de cultura nova, foram ser superadas graças ao trabalho em conjunto, à amizade encontrada no povo cabo-verdiano e o acolhimento recebido pelo Instituto Confúcio e pela própria Uni-CV.
Cabo Verde tornou num país querido para os professores e é com muita emoção que, afirmam, mesmo antes de terem partido, a vontade de regressar já se sente.
Como gratificação pelo desempenho e pelo contributo dado ao Instituto, a reitora da Uni-CV e os diretores do Instituto entregaram certificados de reconhecimento aos professores.
No final, os participantes puderam aproveitar de um lanche de despedida num ambiente amigável e harmonioso.