A Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), através do Grupo Disciplinar da Enfermagem da Faculdade de Ciências e Tecnologia, ganha financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian para implementar a Pós-Graduação de Atualização em Nefrologia, reforçando a resposta nacional à Doença Renal Crónica (DRC) e a qualificação de profissionais que atuam em unidades de diálise e serviços afins. A formação é desenvolvida em parceria com a AIDFM – Associação para Investigação e Desenvolvimento da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.
Trata-se de um ciclo de estudos não conferente de grau, com a duração de um semestre (seis meses) e 30 ECTS, lecionado em regime b-learning e em horário pós-laboral, conducente à emissão de diploma de pós-graduação de atualização. O curso dirige-se a médicos e enfermeiros que já trabalham, ou pretendem vir a trabalhar, no cuidado à DRC, combinando rigor científico, prática clínica especializada e uma visão integrada do cuidado, com atualização técnica, clínica e ética alinhada com as prioridades do sistema de saúde.
A iniciativa surge num contexto de crescimento das doenças crónicas não transmissíveis e de desafios estruturais próprios de um pequeno Estado insular, como a dispersão geográfica e constrangimentos de mobilidade que afetam a equidade no acesso e a distribuição de recursos. A operação dos centros de diálise no Hospital Dr. Agostinho Neto (Praia) e no Hospital Baptista de Sousa (Mindelo) representou um avanço importante, mas evidenciou a necessidade de capacitação específica e contínua para garantir qualidade, segurança e sustentabilidade dos cuidados renais.
A seleção pela Fundação Calouste Gulbenkian enquadra-se num concurso destinado a apoiar pós-graduações em Ciências da Saúde nos PALOP, com foco em formação técnica e científica sólida em investigação clínica e de translação — incluindo fundamentos de investigação e ensaios clínicos, evidência científica na prática, farmacologia e desenvolvimento de medicamentos, controlo de doenças e pesquisa aplicada, inovação e tecnologia, desenvolvimento de protocolos e farmacovigilância.
O corpo docente integrará especialistas de reconhecida competência nacional e internacional, assegurando uma formação baseada em evidência e fortemente orientada para a prática. O calendário de candidaturas, o número de vagas e os procedimentos operacionais serão divulgados oportunamente nos canais oficiais da Uni-CV e na plataforma de candidaturas.