A Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) juntou-se, a partir de 24 de setembro, ao consórcio do projeto GENESIS (Geologically Enhanced NaturE-based Solutions for climate change resiliency of critical water InfraStructure), financiado pelo programa HORIZON-MISS-2023-CLIMA-01-02. Com um montante global de 10.512.440 euros e duração de 48 meses, o projeto tem como objetivo principal aumentar a resiliência climática em regiões europeias e da Macaronésia, através da implementação de infraestruturas hídricas que potenciem o armazenamento das águas subterrâneas.
Combate às vulnerabilidades causadas pelas Mudanças Climáticas
O foco do projeto GENESIS é apoiar regiões, autoridades locais e comunidades na mitigação das vulnerabilidades resultantes das mudanças climáticas, especialmente aquelas relacionadas com possíveis desastres naturais que afetem sistemas dependentes das águas subterrâneas. Além disso, o projeto prioriza a reutilização sustentável da água, visando maximizar a eficiência dos recursos através do tratamento e reaproveitamento de águas residuais e pluviais para usos não potáveis, como irrigação, indústria e paisagismo urbano.
Implementação em Cabo Verde: Ribeira de São Miguel
Em Cabo Verde, o local escolhido para a implementação do projeto é a Ribeira de São Miguel, onde está prevista a construção de quatro lagoas de infiltração destinadas a recarregar os aquíferos utilizados para irrigação através de poços e furos, atualmente muito afetados pela intrusão salina.
As lagoas serão construídas nas nascentes da sub-bacia hidrográfica de São Miguel, com uma área de 14,4 km², que faz parte da bacia de Santa Cruz — a maior bacia da ilha de Santiago, com cerca de 355 km² e um volume total de precipitação de 121 hm³. A sub-bacia de São Miguel é reconhecida pelo seu potencial agrícola, e a sua geologia é composta por lavas em almofada (pillow lavas) e depósitos de tufos vulcânicos.
Os investigadores da Uni-CV que participam no projeto são o Professor António Lobo de Pina, que assume o papel de coordenador, e a Professora Sónia Silva Victória, como membro do projeto. Ambos participaram virtualmente, entre os dias 23 e 25 de setembro, na reunião de arranque (Kick-Off Meeting) promovida pelo Instituto Geológico e Mineiro de Espanha (IGME), que coordena o projeto.
Destaca-se que, em representação da Universidade de Cabo Verde, o acordo de parceria do projeto GENESIS foi assinado pelo Administrador-Geral da Uni-CV, Paulino Monteiro.