A Universidade de Cabo Verde realiza a cerimónia de posse dos recém-eleitos Presidentes das Unidades Orgânicas, esta quarta-feira, 8 de maio, às 14h30, no auditório 101, Campus do Palmarejo Grande.
Nas eleições recentes, a Faculdade de Ciências e Tecnologia e a Escola de Ciências Agrárias e Ambientais elegeram Maria dos Anjos Lopes como presidente. Fernandina Fernandes foi eleita presidente da Faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Artes, enquanto Aleida Furtado assumirá a presidência da Faculdade de Educação e Desporto. Na Escola de Negócios e Governação, o Reitor José Arlindo Barreto, nomeou Edmir Ferreira como presidente.
Pela primeira vez na história da Universidade de Cabo Verde, a eleição do Presidente de cada Unidade Orgânica foi realizada através de um processo de sufrágio universal, livre e secreto, conduzido diretamente pelos docentes vinculados à respetiva Unidade. Esta iniciativa visou aumentar a participação ativa dos docentes na administração da universidade, promovendo simultaneamente os valores de transparência, imparcialidade e democracia que orientam a gestão interna. Esta mudança, alinhada ao Programa de Ação do Reitor, é suportada por um novo regulamento eleitoral, desenhado para ser participativo, claro e justo, baseando-se nos princípios estabelecidos pelos Estatutos da Universidade de Cabo Verde.
A cerimónia de tomada de posse é aberta ao público.