A Universidade de Cabo Verde, em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian e o Ministério da Educação, deu início hoje, segunda-feira, 22 de julho, à quarta edição do Campos da Matemática Gulbenkian em Cabo Verde (CdM-CV). A cerimónia de abertura decorreu no Auditório E8.101, no Campus do Palmarejo, marcando o início de uma semana de atividades voltadas para o incentivo ao estudo da matemática entre estudantes do ensino secundário.
O evento contou com a presença do Ministro da Educação, Amadeu Cruz, da Diretora do Programa Gulbenkian Parcerias para o Desenvolvimento, Maria Hermínia Cabral, da Vice-Reitora Sandra Freire, e da coordenadora do projeto e diretora do LabMat, Telma Silva, além de professores e alunos do ensino secundário.
Ao presidir a abertura do Quarta Edição do Campos da Matemática Gulbenkian em Cabo Verde, o Ministro da Educação, Amadeu Cruz, destacou a importância da matemática no desenvolvimento educacional e científico de Cabo Verde. "A matemática desempenhou sempre uma função primordial na evolução da civilização humana. Sem a matemática, não é possível o desenvolvimento das demais ciências", afirmou o ministro, enfatizando a necessidade de desmistificar a matemática como uma disciplina difícil e torná-la acessível e atraente para os estudantes.
Amadeu Cruz também realçou o compromisso do governo com a reforma educativa em curso, que coloca foco no ensino da matemática, das línguas, das tecnologias e das ciências. "Estamos a trabalhar para criar as condições necessárias para uma melhoria continuada do sistema educativo cabo-verdiano, incluindo a revisão curricular e a implementação de laboratórios de matemática nas escolas secundárias", disse o ministro.
A Vice-Reitora Sandra Freire, enfatizou a importância da matemática no desenvolvimento de diversas competências nos estudantes. "A ciência Matemática delineia o caminho de várias outras, particularmente no que diz respeito às ciências exatas. A Química e a Física são exemplos paradigmáticos dessa indissociabilidade", afirmou Freire.
Ela também destacou o crescimento e entusiasmo por parte dos estudantes desde o início do projeto em 2021. "Desde então, temos assistido a um crescimento e entusiasmo por parte dos estudantes das ilhas de Sotavento e Barlavento, com foco nos níveis de 10.º e 11.º anos, preparando-os para o ensino superior e além", disse Freire. A vice-reitora agradeceu aos alunos, professores, e promotores do programa, destacando as atividades estruturadas que contribuem para uma relação mais afetiva com a matemática.
A Diretora do Programa Gulbenkian Parcerias para o Desenvolvimento, Maria Hermínia Cabral, destacou a longa parceria entre a Fundação Calouste Gulbenkian e a Universidade de Cabo Verde. "Desde a primeira edição, temos colaborado com a Universidade de Cabo Verde para promover uma educação de qualidade em matemática. Acreditamos que iniciativas como o CdM-CV são fundamentais para despertar o interesse dos estudantes pela matemática e prepará-los para os desafios do futuro", afirmou Hermínia.
A Fundação Calouste Gulbenkian tem apoiado diversas iniciativas na área da matemática em Cabo Verde, incluindo a criação do Laboratório de Matemática da Universidade, cursos de verão em geometria e programas de doutoramento e pós-graduação.
Por sua vez, a Coordenadora do Projeto e Diretora do LabMat, Telma Silva, destacou a importância de desmistificar a matemática e torná-la acessível aos estudantes. "A matemática não pode mais ser vista como um 'bicho de sete cabeças'. Precisamos de técnicas e ferramentas que garantam a motivação dos estudantes e a consolidação dos objetivos", disse Silva.
Uma das inovações apresentadas por Silva é a criação de manuais de apoio aos professores, que contêm métodos, técnicas e explicações detalhadas para o ensino da matemática. "Precisamos criar espaços nas escolas com ferramentas adequadas para implementar este tipo de ensino", acrescentou.
A quarta edição do CdM-CV será realizada em duas fases: de 22 a 26 de julho na cidade da Praia, para 37 alunos do 11.º ano das ilhas do Sotavento, e de 29 de julho a 2 de agosto na cidade do Mindelo, para 31 alunos do 10.º ano das ilhas do Barlavento. O evento contará com a participação de professores e monitores da Universidade de Cabo Verde e do Programa Vocações para a Matemática Gulbenkian.