Telma_Silva.jpg

A Universidade de Cabo Verde promove de 19 a 30 de julho, a 1.ª Edição do Campos da Matemática Gulbenkian em Cabo Verde, no Campus do Palmarejo, com atividades educativas que estimulem o interesse pela Matemática, através das suas aplicações na resolução de problemas do quotidiano.

Euridice_Monteiro_Se.jpg

A cerimónia da abertura foi presidida pela Secretária do Estado para o Ensino Superior, Eurídice Monteiro, que congratulou a organização da primeira edição do Campos da Matemática porque ajuda os alunos do ensino secundário a quebrarem a ideia de que a matemática é uma disciplina difícil.

“Os jovens têm abertura para a aprendizagem, então é muito importante criarem iniciativas, resolverem problemas complexos através de dinâmicas muito mais apelativas e interessantes”, avançou a governante.

Com estas dinâmicas os estudantes acabam por criar e ter maior apetência à partilha de fórmulas para resolver problemas práticos do quotidiano, por isso, apelou a iniciativas dessa natureza, não apenas no domínio da matemática, mas também de outras ciências e mesmo a nível das línguas, assegurou.

Judite_Nascimento_MA.jpg

A Reitora da Uni-CV, Judite Medina do Nascimento destacou o papel preponderante que as Universidades desempenham capacitação de recursos humanos competitivos, capazes de criar inovação e invenção.

“As Universidades criam valor, ao capacitarem os recursos humanos, concedendo-lhes ferramentas para a promoção do desenvolvimento e do crescimento, com base na otimização dos recursos materiais e financeiros, multiplicando os resultados ao longo da cadeia de valor dos produtos. As Universidades criam valor, igualmente através da investigação e da inovação que promovem e da transferência dos resultados dessa investigação e dessa inovação, através da extensão universitária”.

 

“A Fundação Calouste Gulbenkian, tem sido uma parceira extraordinária, com linhas de ação que apontam claramente para um investimento direcionado para a promoção das melhores condições de maximização da qualidade do Ensino Superior a nível internacional, mas com muita ênfase nos países da CPLP”, avançou a Reitora da Uni-CV

“A linha de Apoio a uma educação de melhor qualidade em Matemática nos PALOP do Programa Gulbenkian Parcerias para o Desenvolvimento é uma janela de oportunidades para as nossas instituições e a Uni-CV tem conseguido beneficiar-se de vários financiamentos que reforçam a extensão universitária da nossa instituição, transferindo competências não só aos alunos, através deste Campos da matemática, uma experiência que já teve sucesso em São Tomé e Príncipe, mas igualmente aos professores, através do Programa de promoção do GeoGebra, como metodologia ativa para o ensino significativo da matemática em Cabo Verde, que está a ter lugar neste momento em Cabo Verde, igualmente promovido por um grupo de docentes da Uni-CV em cooperação estreita com o Politécnico do Porto e financiamento da FCG e da Organização dos Estados Ibero-americanos”.

FCG.jpg

A Diretora do Programa Gulbenkian Parcerias para o Desenvolvimento, Maria Hermínia Cabral, por sua vez, explicou que os Campos da Matemática são uma iniciativa de uma nova linha de intervenção lançada pela Fundação Calouste Gulbenkian no seu programa de parcerias para o desenvolvimento, linha essa cujo objetivo é contribuir para uma educação em Matemática de melhor qualidade dos países parceiros. “Esta intervenção, culminando várias outras iniciativas, pretende concorrer para um reforço do papel basilar que a matemática tem no ensino e na formação de outras ciências básicas e também nas ciências aplicadas”.

“Com iniciativa do Campos da Matemática, agora em Cabo Verde pretende estimular o gosto da matemática em estudantes de ensino secundário que mostrem uma predisposição e talento para essa ciência”, apontou Maria Hermínia Cabral.

Telma_silva.jpg

Já para a coordenadora do CdM-CV, Telma Silva, esta é uma oportunidade única, revelando que houve cerca de 300 inscrições de alunos das ilhas de Sotavento.

De acordo com a professora Telma Silva, campos reúne alunos à volta da matemática com atividades que trazem a ciência de uma maneira diferente daquilo que estão habituados nas salas de aula.

Conforme a organização do evento, o Campos da Matemática Gulbenkian proporciona aos jovens um ambiente privilegiado para descobertas e desafios, que estimulam a sua curiosidade e aumentam a sua motivação para a aprendizagem.

 

A 1.ª Edição visa reunir 40 alunos do 10.º ano de todos os conselhos de sotavento, num campo não residencial de 10 dias, com a participação de 16 professores de Matemática, que acompanharão os alunos selecionados para o CdM-CV, durante todas as atividades e no acompanhamento científico dos mesmos (juntamente com os tutores da Uni-CV) ao longo do ano.

Os estudantes vão trabalhar habilidades e estratégias, através de resolução de problemas, que facilitam a aproximação entre os conteúdos de Matemática estudados e os conhecimentos vivenciados no seu quotidiano e desenvolvem ainda competências nas áreas de concentração, raciocínio lógico-dedutivo, cooperação, organização e autoconfiança.

Galeria Fotografias

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account