DSC02940

O Núcleo de Apoio ao Ensino à Distância (NaEaD) da Uni-CV realizou no dia três de março, uma conferência sobre “Avaliação e Aprendizagem Online” no campus de Assomada e via plataforma TEAMS para os Pólos I e II, Praia e Mindelo, respetivamente.

No início do evento, a Presidente da Faculdade de Educação e Desporto (FaED), Doutora Aleida Furtado, salientou a importância do ensino à distância, ressaltando que este constitui, atualmente, “uma ferramenta inevitável na difusão da formação, na medida em que permite que o ensino se torne cada vez mais acessível, chegando a populações que residem em locais remotos, longe do centro urbanos”.

Por outro lado, o docente João Dos Santos da FaED, defende que quando se fala em educação a distância, “procura-se avaliar o processo e não o produto. Diferente do ensino tradicional presencial, o ensino a distância avalia o processo, os trabalhos realizados, a participação dos pólos e não deixa só a avaliação sumativa para avaliar o aluno”, sublinhou.

Em seu contributo, o professor Arlindo Mendes Vieira frisou que a “avaliação por teste no moodle permite aos professores criar testes com diversos tipos de perguntas tais como múltiplas escolhas, verdadeiro ou falso, correspondência, respostas curtas ou calculadas”.

“Podemos configurar testes para múltiplas tentativas, por forma a ser realizado várias vezes por perguntas aleatórias e configurar um limite de tempo para a realização dos testes”, acrescentou.

A Presidente da FaED aproveitou a conferência para partilhar as suas experiências na nesta área de ensino à distância, as quais definiu como “interessantes”, destacando que há quatro turmas de graduação em fase de finalização, que funcionaram à distância, tendo estudantes de diferentes ilhas do país. Turmas do curso de Educação de Infância com estudantes de diferentes ilhas e duas estudantes de São Tomé e Príncipe.

“Temos ainda dois mestrados a decorrer à distância, o mestrado de “Supervisão Pedagógica e Avaliação” que está na 3ª edição e o mestrado em Educação Especial – 2.ª edição – também com estudantes de diferentes ilhas e com a participação de vários docentes estrangeiros”.

Tendo em curso essas experiências reconheceu que é necessário intensificar a formação dos docentes, pois tratando-se de uma área nova, constitui ainda um desafio para muitos docentes, principalmente em relação à avaliação.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account