V_coloquio.jpg

“Currículo, Tecnologias e Sociedade - Desafios da Escola para uma nova normalidade” foi o lema do V Colóquio Cabo-Verdiano de Ciências da Educação, organizado pela Faculdade de Educação e Desporto da Uni-CV, e que teve lugar nos dias 14 e 15 de outubro, no auditório do Edifício 8, na sala 102, do Campus de Palmarejo Grande. O Colóquio teve também uma vertente online, via Plataforma zoom, e contou com a presença de investigadores nacionais e internacionais. A cerimónia da abertura foi presidida pela Pró-reitora para a Extensão Universitária, Maria de Lurdes Goncalves, e pelo Presidente da FaED, João Cunha. 

No discurso proferido pela Pró-reitora, ela afirmou que o colóquio faz uma reflexão sobre o uso das tecnologias e as novas normalidades e demonstra o potencial existente na Uni-CV de financiar o sistema educativo em sua totalidade. Aquela dirigente parabenizou os realizadores pela organização do evento, dizendo que “Os organizadores deste Colóquio, estão de parabéns e o sistema educativo precisa incorporar estas mudanças e alojar-se nestas novas âncoras trazidas por esta nova normalidade”. 

Com o tema em questão, foram abordados assuntos como a inclusão e o uso da tecnologia no quadro relacionado ao contexto de distanciamento social. Segundo o Presidente da Comissão Organizadora, coordenador do grupo disciplinar de Ciências da Educação, Arlindo Vieira, esta atividade é fundamental para os estudantes, porque pode contar com a participação de grandes especialistas na área da educação que discutiram pressupostos para que a ciência traga novos resultados. 

O evento reuniu especialistas de áreas científicas e de proveniências geográficas distintas. Nele foram abordados diferentes temas como: “A escola do século XXI: Que ilusões? Que desafios? Transição para o Ensino e Aprendizagem Remotos de Emergência, Paulo Freire no século XXI; A Relação Escola, Família e Sociedade em Contexto de Pandemia; Pedagogia Digital; A Escola no Pós-normal: Que desafios curriculares?”.

O Colóquio Cabo-verdiano de Educação foi institucionalizado há cerca de uma década pela Uni-CV e CEDU. durante este período, já foram realizadas quatro edições, sendo esta a V Edição. Em cada edição procura-se debater e discutir ideias e questões importantes relacionadas com a educação em Cabo Verde.

O encerramento foi presidido pelo Vice-Reitor para a Formação, João Cardoso, que afirmou, na ocasião: ‘’A sociedade humana,ela é o que é. As tecnologias são ferramentas aptas de evitar todo o risco que pode existir em termos de transformarmos o processo do ensino aprendizagem que tem que se associar ao processo educativo’. 

Segundo Arlindo Vieira, foi possível alcançar todos os objetivos, mesmo em meio à pandemia: ‘Considerando o quadro pandémico, nós conseguimos atingir todos os objetivos preconizados, todos os conferencistas fizeram as suas conferências, salvo alguns constrangimentos, mas é natural. Consideramos o balanço extremamente positivo’’. Acrescenta que sentiram a satisfação em organizar a V edição do colóquio, ‘’sentimos a satisfação em fazer isso e quando se faz um evento destes é claro que exige um pouco mais de nós. Mas o resultado de tudo isto não deixa transparecer o nosso cansaço. Na academia, temos que viver isso. Éum dos três eixos, que é a extensão, e estamos extremamente satisfeitos’’.

O Presidente da Comissão Organizadora termina perspetivando a sexta edição que será realizada em 2023: “Se tudo correr bem,estaremos aqui a presentear a Universidade com a VI edição do colóquio da educação’’.

Galeria de fotografias

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account