Eventos Uni-CV

Literância e Memória(s) com o escritor José Luís Peixoto

jlp

No âmbito das comemorações do Mês da Língua Portuguesa, a Universidade de Cabo Verde receberá amanhã, 06 de junho, a conversa literária “Literância e Memória(s)”, com a participação do multipremiado escritor José Luís Peixoto, num diálogo de celebração entre a literatura e a música. 

O evento acontece pelas 14h30 no Centro de Convenções, Campus do Palmarejo Grande, na expetativa de vitalizar diálogos em prol do multilinguismo e do multiculturalismo que carateriza as comunidades  Cabo-verdiana e Portuguesa.

Literância e Memória(s) é uma iniciativa organizada pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua e pela Universidade de Cabo Verde, com o especial apoio da Embaixada da República Portuguesa em Cabo Verde.

Sobre o autor

José Luís Peixoto residiu na Cidade da Praia, onde aprendeu crioulo cabo-verdiano, língua que habita no seu imaginário literário e na qual foi também traduzida a sua paradigmática obra "Morreste-me", dedicada ao seu pai. "Bu more-m" foi publicada no ano de 2019 pela Editora Rosa de Porcelana, com o apoio da Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas de Portugal.

“Apesar de regressar a Cabo Verde quase anualmente e de encontrar amigos cabo-verdianos em Portugal, uso o crioulo que aprendi sobretudo para falar comigo próprio. Com essa língua, sou capaz de levantar dentro de mim todo o tamanho daquela paisagem, daquela gente. Com essa reza privada, consigo apaziguar um pouco da falta que me faz olhar a Gamboa desde lá do cimo do Plateau, na Praia, caminhar pelo meio de tudo no mercado da Sucupira ou no Mindelo, dar voltas infinitas à Praça, regressar a pé desde a Laginha, o xlep-xlep dos chinelos de enfiar no dedo. Após alguns meses de Cabo Verde, eu sabia que tinha ganho para toda a vida um lugar do qual iria sempre sentir falta”. José Luís Peixoto em seu blog “Viagens para ler”.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account