2.º_ciclo_conferencias_maio24.png

24maio_ii_ciclo_conferencia_dsgit_2.jpg

3.-Antonio-Lima.__png.png

Aquestao_unidade_africana_munod_trnas.jpg

Site-Simposio__.jpg

Simposio-poster_2.jpg

O Leitorado Brasileiro do Instituto Guimarães Rosa UniCV realizará de 27 a 29 de maio de 2024 o I Simpósio de Literatura Infantil e Juvenil de Cabo Verde, que terá lugar no Campus do Palmarejo da Universidade de Cabo Verde.

Trata-se de um evento que envolve pesquisadores, educadores, autores, comunidade, instituições e congrega entusiastas do livro, sociedade civil, educadores e pesquisadores de Cabo Verde, Portugal e Brasil.

Tendo como propósito discutir a situação da produção de literatura infantil e juvenil e em Cabo Verde, o I Simpósio de Literatura Infantil e Juvenil de Cabo Verde pretende incentivar a pesquisa acadêmica na área e promover a literacia e a leitura.

Toda a comunidade académica está convidada para partilhar este momento e  refletir sobre nossa responsabilidade como incentivadores da leitura, e pensar coletivamente sobre práticas e caminhos para construir uma sociedade leitora (hábito que começa na infância).

A sessão de abertura será no dia 27 de maio de 2024, pelas 09h30.

PROGRAMA DO EVENTO

Fernando_Petronilho.jpg

Cartaz_papel_enfermeiro.jpg

7_jobs.jpg

 

7ª-Jobs-Cartaz_______.jpg

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) vai realizar a 7ª Jornada Científica em Biologia e Saúde, promovida pelo centro da investigação da Uni-CV, oNe hEalth reSearch cenTer – Cabo Verde (NEST-CV). Este encontro científico, subordinado ao tema "Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável", decorrerá entre os dias 28 e 30 de maio, abordando questões cruciais que interligam a saúde do planeta à saúde humana.

A jornada tem como objetivo principal proporcionar aos participantes uma compreensão abrangente da interconexão entre a biodiversidade e o desenvolvimento sustentável, promovendo uma abordagem interdisciplinar para enfrentar os desafios do desenvolvimento sustentável. A jornada visa também sensibilizar os diversos atores para a necessidade de esforços conjuntos na conservação da biodiversidade e promoção da equidade em questões de desenvolvimento sustentável.

A programação está organizada em dois painéis temáticos principais. O primeiro painel focará na "Biosfera, Ciclo do Carbono e Mudanças Climáticas", explorando o impacto das atividades humanas nos sistemas naturais e promovendo estratégias para mitigação e adaptação às alterações climáticas. O segundo painel, "Biotecnologia e Desenvolvimento Sustentável", abordará as questões antropológicas e desafios bioéticos que emergem com os avanços tecnológicos, destacando a necessidade de um diálogo ético sobre as novas tecnologias.

As sessões serão conduzidas tanto presencialmente quanto online, permitindo a participação de um público diversificado. Além das apresentações plenárias por especialistas das ciências naturais e humanidades, o evento incluirá exposições de trabalhos, divulgação de publicações e conversas abertas, fomentando um ambiente rico em troca de experiências e conhecimento.

INSCREVA-SE

29 de maio 2024

Dust_Risk.png

DUSTRISK_unicv.jpg

A poluição do ar é um dos fatores críticos para a saúde pública, o que justifica a atenção que tem merecido por parte de organismos governamentais e internacionais. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a poluição do ar é um dos maiores riscos ambientais para a saúde, sendo que 6,7 milhões de pessoas morrem anualmente devido a problemas relacionados com a deficiente qualidade do ar ambiente e do ar nos domicílios. De entre os poluentes destacam-se as partículas de poeira (genericamente referidas como PM10) e alguns gases como o ozono troposférico (O3) e os óxidos de azoto (NO2) e de enxofre (SO2).

Tendo em conta os efeitos reconhecidos da poeira na saúde humana, revela-se importante procurar entender as interações ao longo do seu ciclo de vida e os seus efeitos para melhor estabelecer os riscos para a saúde das populações e desenvolver sistemas de gestão da qualidade do ar que permitam prevenir e/ou mitigar os efeitos da poluição atmosférica. É neste sentido que foi concebido o projeto DUSTRISK por um consórcio que integra o Instituto Leibniz para a Investigação Atmosférica - TROPOS (Alemanha) e instituições nacionais lideradas pela Universidade de Cabo Verde, incluindo o Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP), o Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INMG) e a Direção Nacional do Ambiente (DNA).

A equipa de pesquisa integra especialistas da ciência atmosférica, microbiologia, toxicologia, medicina, meteorologia e saúde pública, proporcionando uma abordagem multidisciplinar e avançada da problemática da poluição atmosférica pela poeira desértica e seus potenciais efeitos na saúde da população no arquipélago.

É no âmbito do projeto que se enquadra o workshop que terá lugar no dia 30 do mês em curso, no Campus da Universidade de Cabo Verde em Palmarejo Grande. O programa do workshop inclui atividades restritas ao grupo de trabalho do projeto e sessões dedicadas ao público, especialmente direcionadas à academia e aos profissionais das áreas da saúde e do ambiente.

conference_rp_p.jpg

RP Flyer 1

A Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), através da sua Escola de Negócios e Governação, irá realizar a conferência “Le Français Comme Outil Puissant Dans Les Relations Professionnelles”. Este evento irá ter lugar no dia 29 de maio, pelas 9h00, no auditório do edifício 8, no Campus do Palmarejo Grande, e destaca a importância da língua francesa no contexto profissional global.

A iniciativa, organizada pelos estudantes do segundo ano do curso de Relações Públicas e Secretariado Executivo, visa sublinhar o valor estratégico do francês nas esferas diplomática e empresarial. A cerimónia de abertura contará com a presença do Reitor da Uni-CV, José Arlindo Barreto, da Embaixadora da França em Cabo Verde, Madame Catherine Mancip, da coordenadora do projeto, Rosa Martins, e da representante estudantil, Maria Barbosa.

O programa do evento divide-se em dois painéis principais. No primeiro, a Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros, Madame Miryan Vieira, irá discutir a influência do francês nas relações diplomáticas e empresariais. A seguir, Inácio Vera Cruz, Diretor do Centro de Empregabilidade Francófono na Uni-CV, abordará a estratégia da Agence Universitaire de la Francophonie (AUF) em Praia, focando nos desafios e oportunidades para os jovens universitários francófonos.

O segundo painel incidirá sobre o papel do francês no jornalismo e nas relações-públicas, com intervenção de Paula Cavaco e a ex-estudante do curso, Queila Carvalho, que explorara a aplicabilidade prática da língua em contextos comunicacionais variados.

PROGRAMA DO EVENTO

111

A Universidade de Cabo Verde, em colaboração com o GI-Esculca e a Farmamundi, receberá no próximo 29 de maio o I Seminário Internacional “Aprendizagem - Serviço e Educação para  o Desenvolvimento”, destinado a professores, estudantes, entidades sociais, ONGs e profissionais da área da educação.

Serão seis (6) horas de formação. As inscrições são gratuita e podem ser feitas até o dia 24 de maio através do site do GI-Esculca (aceder aqui).

O evento terá lugar no Polo III, Cruz Grande.

Conheça o programa e participe! 

CARTEL SEMINARIO APS CABO VERDE 1

Cabeolica_University_Challenge.jpeg

O evento final do desafio universitário, que começou em Outubro de 2023, está agendado para o dia 29 de Maio, Dia Mundial da Energia. Os cinco melhores projetos serão apresentados, seguidos pela seleção dos grupos vencedores. O evento acontecerá na Uni-CV, na Cidade da Praia, com um programa que inclui receção, apresentações dos grupos, uma palestra sobre o impacto da Energia Eólica em Cabo Verde, anúncio dos vencedores, entrega de prémios e encerramento.

envelhecimento___.jpg

envelhecimento_1.jpg

teste_optidao_ingles.png

SAT

 Pela primeira vez na história da Conferência Euro-Americana de Telemática e Sistemas de Informação (EATIS), um país africano será palco deste prestigioso evento. Cabo Verde acolherá a 12ª edição do EATIS, marcada para decorrer entre os dias 3 e 5 de julho de 2024, na Universidade de Cabo Verde em um formato híbrido com sessões online e presenciais.

A escolha de Cabo Verde como local do evento representa uma crescente influência da África no cenário tecnológico global. A conferência reunirá especialistas, académicos e profissionais de várias partes do mundo para discutir avanços em tecnologias de informação e comunicação (TIC), com um foco especial em cidades inteligentes.

Os tópicos de interesse para esta edição incluem Big Data, Computação em Nuvem, Interação Humano-Computador, Sistemas de Transporte Inteligentes e Internet das Coisas (IoT), entre outros. O evento também enfatizará a importância da ética na acessibilidade dos cidadãos aos serviços governamentais e públicos através das TICs.

A conferência EATIS é reconhecida internacionalmente e classificada por importantes instituições de investigação e educação. Este evento representa uma oportunidade para fortalecer a investigação e colaboração internacional em telemática e sistemas de informação, e a escolha de Cabo Verde como sede ressalta o compromisso da organização em promover a diversidade e inclusão no campo tecnológico.

unicv_2024.jpeg

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account