Eventos Uni-CV

Feira Universitária do Livro | Apresentação D’A Fita Cor-de-Rosa

CONVITE-FILME-3D-2.jpg

No âmbito da Feira Universitária do Livro, organizada pela Universidade de Cabo Verde, pela Cátedra Eugénio Tavares de Língua Portuguesa e pelo Centro de Língua Portuguesa na Cidade da Praia, procederemos, no dia 21 de junho, às 15h05, à apresentação d’ A Fita Cor-de-rosa, trailer do filme de animação 3D, produzido pela JOVEMTUDO

O programa inclui: a projeção do trailer do filme, acompanhada de um espetáculo ao vivo com os cantores da trilha sonora original e uma conversa-aberta sobre a produção do filme com recurso à ferramenta Blender 3D.

O filme é baseado no livro, da autoria de Odair Varela, e ilustrações de Rogério Rocha, lançado em 2013, já distinguido com “Menção Honrosa” no Concurso Lusófono da Trofa, em 2013, e apresentado internacionalmente por diversas ocasiões.

Quando finalizado, o filme 3D terá 15 minutos. Conta com as vozes de Daniel Medina (no papel de Narrador), Mirtó Veríssimo (no papel de Li Rau Mau-Mau) e Éder Xavier (no papel de Li-Bai, o Pombo Pomposo) e tem uma trilha sonora original cantada por Joel Almeida, Romeu de Lurdes, Ana Lisboa e Leroy Pinto. A realização é de Mon de Anjo e o produtor é Dai Varela.

Este projeto obteve o importante apoio da Garantia Seguros, da Associação Cinema e Audiovisual de Cabo Verde, do Banco Interatlântico, do Diversidade (atividade do PROCULTURA, projeto financiado pela UE, cofinanciado e gerido pelo Camões, I.P.) e do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas.

A JOVEMTUDO é uma Produtora Cultural focada no desenvolvimento e publicação de conteúdos para o público infantil e juvenil. Em 2017, a JovemTudo foi selecionada no Programa Internacional de Empreendedorismo Tony Elumelu Foundation (www.tonyelumelufoundation.org) entre 93 mil candidaturas de 54 países africanos e escolhida na lista final de 1000 novos empreendimentos.

A linguagem audiovisual a usar é a animação em 3D fazendo recurso ao BLENDER, um programa de computador de código aberto, desenvolvido pela Blender Foundation, para modelagem, animação, texturização, composição, renderização, edição de vídeo e criação de aplicações interativas em 3D. A obra animada “A fita cor-de-rosa” será uma produção audiovisual original, com o foco na criatividade e terá um tempo aproximado de 15 minutos.

Como procedimento narrativo será usada a voz sobre a imagem, com trilha sonora e cinemática originais para produzir uma visualidade poética das personagens. Serão aplicados efeitos, soluções imagéticas e sonoras capazes de traduzir a narrativa do conto da palavra escrita, valorizando os aspetos subjetivos das situações retratadas. Esta animação 3D pretende projetar a produção audiovisual de Cabo Verde em circuitos de exibição não comerciais, tais como festivais de curtas-metragens e animação internacionais.

Apresentação do trailer do filme “A fita cor-de-rosa” e momento musical | 15h05 | Auditório n.º102 | Edifício 8 | Campus de Palmarejo Grande da Universidade de Cabo Verde

 

 

Conversa-aberta sobre a produção e ferramenta Blender 3D | 16h00 | Mediateca da Universidade de Cabo Verde

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account