Eventos Uni-CV

Campos da Matemática Gulbenkian em Cabo Verde

A Universidade de Cabo Verde organiza a 1.ª edição do Campos da Matemática Gulbenkian em Cabo Verde (CdM-CV) entre os dias 19 a 30 de julho, no auditório do Campus do Palmarejo. A 1ª Edição tem como objetivo reunir 40 alunos do 10º ano num campo não-residencial de 10 dias, com atividades educativas que estimulem o interesse pela Matemática, através das suas aplicações na resolução de problemas do quotidiano. 

A cerimónia de abertura que se realiza na segunda-feira, dia 19 de julho, às 9 horas, contará com a presença da Secretária de Estado do Ensino Superior, Eurídice Monteiro, da Reitoria da Uni-CV, Judite Medina do Nascimento, da Diretora do Programa Gulbenkian Parcerias para o Desenvolvimento, Maria Hermínia Cabral, e da Coordenadora do CdM-CV, Telma Silva. 

O Campos da Matemática Gulbenkian proporciona aos jovens um ambiente privilegiado para descobertas e desafios, que estimulam a sua curiosidade e aumentam a sua motivação para a aprendizagem.  No CdM-CV, os estudantes trabalham habilidades e estratégias, através de resolução de problemas, que facilitam a aproximação entre os conteúdos de Matemática estudados e os conhecimentos vivenciados no seu quotidiano e desenvolvem ainda competências nas áreas da concentração, raciocínio lógico-dedutivo, cooperação, organização e autoconfiança.

A seleção dos alunos foi realizada no mês de junho e passou por duas fases. Na primeira, foram selecionados quase 300 alunos, de todos os concelhos de Santiago, Fogo, Brava e Maio, com média do 10º ano superior a 16 valores. Os melhores alunos foram submetidos a uma prova de seleção, tendo sido selecionados 40 alunos: 33 de Santiago, 4 de Fogo, 2 de Maio e 1 de Brava. 

O CdM-CV conta ainda com a participação de 16 professores de Matemática, que acompanharão os alunos selecionados para o CdM-CV, durante todas as atividades e no acompanhamento científico dos mesmos (juntamente com os tutores da Uni-CV) ao longo do ano.

As atividades do CdM-CV serão elaboradas pelos professores da área científica de Matemática e Estatística da Uni-CV.  

Na próxima edição pretende-se que o CdM-CV seja realizado também na Cidade do Mindelo, com a participação dos estudantes provenientes das ilhas do grupo Barlavento.

O Campos da Matemática Gulbenkian em Cabo Verde (CdM-CV) é um projeto criado e financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e conta com a parceria da Universidade de Cabo Verde e do Ministério da Educação. 

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account