Eventos Uni-CV

Fórum da Língua Materna Cabo-Verdiana

_Forum_da_LPCV.jpg

Cartaz-Forum_da_LPCV.jpg

A Associação da Língua Materna Cabo-Verdiana (ALMA-CV), e a Plataforma Associação Cabo-Verde Diáspora (PLTCVD), em associação com a Universidade de Cabo Verde, com o apoio de Pedro Pires Institute for Cape Verdean Studies e a Cátedra Eugénio Tavares de Língua Portuguesa organizam o Fórum da Língua Materna Cabo-verdiana 2024 no dia 24 de fevereiro, sábado, para celebrar o Dia Internacional da Língua Materna. 

O Fórum, que terá lugar no auditório 102, do edifício 8 do Campus do Palmarejo Grande, reunirá, a partir das 8h30, no formato híbrido, especialistas, académicos e o público em geral para refletir a situação linguística de Cabo Verde e dimensões pertinentes para a  política linguística, nomeadamente a cultura linguística e a oficialização da língua cabo-verdiana, contribuindo para a afirmação da língua cabo-verdiana, seja enquanto a língua de unidade e de coesão da nação cabo-verdiana, seja no seu valor funcional, social e económico.

A cerimónia da abertura contará com a Presidente da Associação da Língua Materna Cabo-verdiana, Amália de Melo Lopes, e do Presidente da Plataforma Associação Cabo Verde Diáspora, Rolando dos Reis Borges. Seguir-se-á   a conferência inaugural sobre Institutionalisation of Creole Languages:  Comparative Perspectives, proferida por investigador da Universidade de Hong Kong, Prof. Kofi Yakpo.   

O Fórum incluirá mesas redondas temáticas, abordando a política linguística vigente, a desconstrução de ideias pré-concebidas sobre a língua cabo-verdiana, e debates sobre a sua oficialização. Às 17 horas, o Presidente da República, José Maria Neves, proferirá uma comunicação.  

O Fórum 2024 é aberto a todos os interessados, incluindo académicos, estudantes, membros da diáspora, governantes, dirigentes municipais e sociedade civil, que são convidados a participar e contribuir para este momento histórico de celebração e reflexão sobre a língua materna cabo-verdiana.

Programa (.pdf)

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account