Áreas de Formação

Linguística de Contacto, Linguística Descritiva, Didática das Línguas, Políticas Linguísticas 

Duração

2 anos | 4 semestres

Total de Créditos

120

Modalidade

Presencial | Online

Período

Pós-laboral

Propina

Mensal 15.000 ECV

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Artes (FCSHA)

Local

Polo I e II - Praia e Mindelo

Objetivos

O MELCEP pretende, em primeiro lugar, colmatar um défice, entre os profissionais cabo-verdianos, na formação sólida e atualizada em linguística moderna, particularmente, nas áreas de linguística de contacto, crioulística, sociolinguística, linguística descritiva, aplicada e psicolinguística, com o objetivo de melhorar o ensino de línguas no país, promovendo a educação para a diversidade linguística, conhecimento explícito da língua materna e bilinguismo pleno dos cabo-verdianos combatendo, também, o preconceito linguístico.

Em segundo lugar, o objetivo do Mestrado é treinar os graduados dos cursos de licenciatura em línguas, literaturas, culturas e ciências da linguagem como pesquisadores em linguística, particularmente nas áreas relacionadas como os contextos bilingues e multilingues, para que possam disseminar os resultados das suas pesquisas não apenas na academia, mas também nos espaços de ensino básico e secundário, e entre os diferentes grupos profissionais, incluindo os decisores de políticas linguísticas.

Finalmente, MELCEP vai possibilitar a consolidação e aprimoramento de conhecimentos linguísticos aos professores de língua portuguesa, a fim de melhorar o processo de ensino-aprendizagem do português como língua não materna em Cabo Verde, incentivando a introdução da língua materna no sistema educativo cabo-verdiano, nos termos da Lei de Base do Sistema Educativo (2018), e promovendo o pensamento crítico em questões de educação linguística e fenómenos linguísticos no mundo de lusofonia. O MELCEP pretende, ainda, incentivar o uso eficiente dos recursos tecnológicos aplicáveis ao ensino e a aprendizagem da língua portuguesa e cabo-verdiana. Vai ainda, para além do ensino, possibilitar o desenvolvimento de competências linguísticas para o exercício de outras atividades intelectuais ou profissionais que requeiram o uso do português e cabo-verdiano.

engenharia mecanicaimg

Perfil de Entrada

Os candidatos deverão possuir uma licenciatura, com a média final mínima de 14 (catorze valores), nas seguintes áreas: Estudos Cabo-verdianos e Portugueses, Linguística, Estudos de Tradução, Ciências de Comunicação, ou quaisquer outras áreas das Ciências da Linguagem, ou Línguas e Literaturas Modernas.

Os candidatos internacionais de países que não tenham o cabo-verdiano e o português como primeira e segunda línguas, deverão fazer prova da sua competência linguística em ambas as línguas demonstrando a proficiência a nível de, no mínimo, C1, de acordo com o Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR).

Os candidatos devem também demonstrar o nível de competência de leitura em inglês de, no mínimo, B1, de acordo com o CEFR. Os candidatos com nível inferior são incentivados a melhorar esta competência ao longo do primeiro semestre para que possam ter acesso à bibliografia específica das áreas do Mestrado.

Perfil de Saída
  1. Professores especializados em ensino de linguística e línguas, particularmente, língua portuguesa, língua e cultura cabo-verdiana e ensino bilingue, no ensino básico e secundário;
  2. Profissionais de indústria de línguas (a comunicação, a tradução, a publicidade, a supervisão editorial e empresas de software interessadas no processamento da linguagem natural);
  3. Investigadores e docentes das universidades e centros de pesquisa; d) Conselheiros sobre questões de ensino de línguas e política linguística em instituições políticas, educacionais e culturais;
  4. Assessoria linguística (fins comerciais, jurídicos, técnico-profissionais e específicos).
Diretora

Prof.ª Doutora Eliane Vieira Semedo

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Plano Curricular
1.º Semestre

Unidades Curriculares Horas/Contacto ECTS
Formação em Ensino à Distância 15 5
Metodologia de Pesquisa em Ciências da Linguagem 30 5
Fonética & Fonologia nas Variedades do Cabo-verdiano 30 5
Fonética e Morfo-fonologia nas Variedades do Português 30 5
Linguística de Contacto  30 5
Sociolinguística  30 5
Morfossintaxe nas Variedades do Cabo-verdiano 30 5

Unidade Opcional 1

Unidade Curricular Horas/Contacto ECTS
História da Sociedade & Língua Cabo-verdiana 30 5

 

2.º Semestre

Unidades Curriculares Horas/Contacto ECTS
Morfossintaxe nas Variedades do Português 30 5
Lexicologia & Lexicografia nas Variedades do Cabo-verdiano & Português 30 5
Didática de Português Língua Não Materna (PLNM) 30 5
Didática & Produção de Materiais para o Ensino do Cabo-verdiano 30 5
Semântica e Pragmática nas Variedades do Português 30 5
Psicolinguística de Desenvolvimento 30 5

Unidade Opcional

Unidade Curricular Horas/Contacto ECTS
Linguística Africana 30 5

 

3.º Semestre

Unidades Curriculares Horas/Contacto ECTS
Oficina de Trabalho de Campo  15 3
Seminário da Dissertação de Mestrado  50 12

 

4.º Semestre

Unidades Curriculares Horas/Contacto ECTS
Dissertação de Mestrado  90 45

 

SAC (Pós-graduações)

Para mais informações contacte:

Parceiros
Universidade de Aveiro CELGA - ILTEC LLACAN Departamento de Linguística USP FFLCH USP
Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account