IMG 9925 IMG 9953

No âmbito do programa PROAmbiente, o Centro de Investigação de Negócios e Governação realizou um workshop metodológico sobre a "Interação ecológica de espécies de peixes comerciais e segurança alimentar em Cabo Verde", que teve lugar no auditório da Universidade de Cabo Verde.

O evento que aconteceu na passada sexta-feira, 03, teve como foco a partilha de metodologias trabalhadas durante a implementação do projeto, que contou com a participação de oito 8 estudantes do curso de Economia, coordenado pelo Doutor António Baptista.

De acordo com o coordenador do projeto, o objetivo passa pela promoção de um projeto de iniciação científica que tem como base um dos pilares importantes da Uni-CV.

“Vamos tentar dinamizar essa dimensão da investigação, oferecendo subsídios sobre os recursos pesqueiros, no sentido de ajudar na tomada de decisão por parte do governo de modo a decidir melhor sobre as políticas da pesca”, afirmou António Baptista.

“Tentamos pegar os dados trabalhados e transformar em informações para termos conhecimentos para implementar melhores políticas públicas para aumentar a inclusão produtiva das famílias que estão envolvidos com a pesca”, continuou.

Este projeto piloto deve servir de impulso para estabelecer um "Nucleo de Investigação para o Desenvolvimento da Economia Azul", enquadrado no CING, com objetivo de implementar um programa permanente de iniciação científica para a Uni-CV.

O workshop metodológico contou com um debate entre os alunos envolvidos no projeto e os demais interessados nos métodos quantitativos que possam interagir e dominar procedimentos analíticos sofisticados para análise de dados relativos à economia ambiental e dos recursos naturais.

O PROA – ProAmbiente tem como objetivo principal o fomento da educação e da investigação científica nacional e da investigação translacional, relacionada à sustentabilidade ambiental de base tecnológica, mudanças climáticas, economia azul e Soluções Baseadas na Natureza (SbN), nas instituições públicas de ensino e pesquisa, nomeadamente a Universidade de Cabo Verde.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account