A Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) recebe o Fórum de Atenção Primária à Saúde como Pilar de Justiça Social: Convergências e Cooperação entre Ibero-América e África, evento que decorrerá nos dias 27, 28 e 29 de janeiro de 2025, no Campus da Palmarejo Grande. A iniciativa insere-se no âmbito do projeto “TECENDO LAÇOS: Iniciativas para o Fortalecimento da Formação Profissional em Enfermagem na Ibero-América e África”, uma cooperação triangular que reúne oito países, na qual a Cabo Verde faz parte, através da Universidade de Cabo Verde.
A enfermagem em Cabo Verde – e em muitos países africanos – reflete a resiliência e a riqueza cultural dos seus profissionais, que se destacam pela capacidade de improvisar, de trabalhar em ambientes multiculturais e de enfrentar contextos desafiadores. Mesmo lidando com a escassez de recursos e a desigualdade no acesso à saúde, os enfermeiros assumem um papel crucial na promoção da saúde, prevenção de doenças e cuidados comunitários, contribuindo também para a formação de novos profissionais como tutores e mentores.
O Fórum tem como objetivos a partilha de experiências bem-sucedidas na organização de serviços de saúde voltados para a comunidade, com foco na erradicação de doenças como poliomielite e malária, e na utilização de modelos educacionais infantis como ferramentas de promoção da saúde. Por outro lado, procura promover a troca de conhecimentos e experiências em saúde pública global entre líderes e profissionais de enfermagem dos países participantes.
Interessados/as poderão inscrever-se até ao dia 27 de janeiro de 2025, através do formulário disponível neste link. As inscrições encerram-se às 9h00 (horário de Cabo Verde), antes do início do evento.
A Universidade de Cabo Verde reforça, com esta iniciativa, o seu papel em fortalecer a formação profissional em Enfermagem e em contribuir para a construção de sistemas de saúde equitativos e resilientes em África, a partir do diálogo e cooperação com a Ibero-América.