A Universidade de Cabo Verde através de American Corner realiza a palestra intitulada “The Spread of English in West Africa: A View from Sierra Leone”, que será proferida pelo Professor Saidu Bangura, amanhã, dia 8 de maio, às 16 horas, no American Corner, Ed. 09 - Sala 205, no Campus do Palmarejo Grande e online através da plataforma Zoom.
O Professor Bangura, um académico com raízes em Serra Leoa e Cabo Verde, abordará a disseminação histórica do inglês na região da África Ocidental. A sua análise cobrirá o período desde a chegada das primeiras diásporas de variedades reestruturadas do inglês em Freetown há 237 anos, desencadeada pela iniciativa filantrópica de Granville Sharp, até ao papel do inglês e das línguas crioulas e pidgins baseados em inglês que evoluíram na região.
A palestra adotará uma perspetiva sócio-histórica para examinar a colónia de Freetown nos séculos XVIII e XIX, destacando as conexões históricas entre as variedades de inglês trazidas para a colónia e como estas foram moldadas e, posteriormente, disseminadas pela África Ocidental. Além disso, o evento destacará a influência dos serra-leoneses, especialmente os Krios, na difusão dessas línguas.
O Prof. Bangura é licenciado em Inglês e Linguística pelo Fourah Bay College, Universidade da Serra Leoa, e doutorado em Tradução, Comunicação e Cultura pela Universidade de Las Palmas, Espanha. Atualmente, ele é Professor Auxiliar de Inglês na Faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Artes da Universidade de Cabo Verde e tem contribuído para a investigação linguística e cultural tanto de Cabo Verde quanto de Serra Leoa.