A Direção do Mestrado em Relações Internacionais e Diplomacia Económica (RIDE) da Escola de Negócios e Governação (ENG) da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), organiza na próxima segunda-feira, 03 de julho, um seminário intitulado “A (re)emergência do pan-africanismo cabo-verdiano: um olhar a partir dos movimentos sociais urbanos nas cidades da Praia e do Mindelo ”.
O evento, que terá lugar na Sala 204 do edifício 7, pelas 17h30, será ministrado pelo Redy Wilson Lima, Investigador do CEsA (Centro de Estudos sobre África e Desenvolvimento) e CeProK (Centro de Produção e Promoção de Conhecimentos).
A comunicação terá como base uma pesquisa qualitativa financiada pelo programa Meaning-making Research Initiative CODESRIA 2018/2019, tomando como ponto de partida as demonstrações de rua de 30 de março de 2015 e de 5 de julho de 2017, que tiveram como os principais protagonistas a MAC#114 e o Sokols, respetivamente. Neste contexto, busca-se analisar o cenário sociopolítico do surgimento das manifestações em Cabo Verde, a sua natureza e ligação com os protestos africanos, bem como a ideologia pan-africana e o papel desempenhado pelo rap no processo.
Participe presencialmente ou em modo online através do Zoom.