A Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) vai promover um webinar sobre a Mutilação Genital Feminina (MGF), hoje, dia 27 de junho, online através da plataforma Teams. A iniciativa é do Centro de Investigação e Formação em Género e Família e da Alta Autoridade para a Imigração (AAI), com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA) e do Instituto Nacional de Saúde Pública.
O seminário visa fomentar o debate em torno da MGF, prática prejudicial que afeta milhões de meninas e mulheres em todo o mundo. O evento começará às 15h30, com a receção dos convidados, seguida da abertura oficial às 16h00, com intervenções da Presidente da AAI, Carmem Barros, da Pró-Reitora para as áreas de Política Estudantil, Social e Extensão, Fátima Fernandes e da Representante da UNFPA, Ana Cristina Ferreira.
A discussão focar-se-á inicialmente no contexto da MGF na Guiné-Bissau, com apresentações de Naentrem Sanca e Adama Baldé, a partir das 16h15. Às 16h30, a docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Uni-CV, Deisa Semedo, abordará os impactos da MGF na saúde das mulheres.
Mamudo Barri realizará um enquadramento legal da MGF às 16h45, seguido de uma sessão de perguntas e respostas moderada por Sona Candé, onde se debaterão questões pertinentes e possíveis soluções para o problema.
O evento encerrará às 17h40, seguido de um coffee break. Este seminário é uma oportunidade crucial para entender e discutir o grave problema da MGF, as suas implicações na saúde das mulheres e os esforços jurídicos e de saúde pública necessários para erradicar essa prática.