reitora.jpgA Reitora da Universidade de Cabo Verde, Judite Medina do Nascimento, participou no VII Congresso Internacional do Grupo Unis que aconteceu no passado dia 19 de maio. 

Sob o tema, a “Universidade e o papel no empoderamento das pessoas para transformação das sociedades no Pós-pandemia”, a Reitora abordou 3 aspetos principais desta temática: 1º a relevância das universidades e do ensino superior de uma forma geral; 2º os desafios das universidades nos períodos pré, durante e pós-pandemia e 3º a transformação das realidades pelo empoderamento social. 

Judite Medina do Nascimento, acredita que o conhecimento científico e a inovação sempre foram os principais propulsores do desenvolvimento das sociedades desde a antiguidade. “Todas as revoluções económicas sociais e políticas que tiveram lugar na história da humanidade suportaram no conhecimento e na informação”, frisa.  

Quando se fala do risco de desaparecimento da espécie humana e de algumas outras espécies do planeta terra a Reitora diz estar absolutamente convencida de que “estamos na encruzilhada entre a oportunidade de repensarmos mundialmente as estratégias de sobrevivência do progresso das nossas sociedades e isso deve ser feito conjuntamente porque a terra é o nosso lar comum”. 

Sobre os desafios das universidades referente aos períodos pré, durante e pós-pandemia a Reitora fala com certeza de que as medidas tomadas pela universidade também contribuíram, indiretamente, para blindar a sociedade cabo-verdiana contra a contaminação do coronavírus. 

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account