O Professor Elter Manuel Carlos, afeto ao curso de Filosofia da Faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Artes, defendeu a tese de Doutoramento em Filosofia, no dia 14 de novembro, na Universidade Santiago de Compostela, Espanha.

Intitulada “Experiência da Bildung (formação humana) em Eugénio Tavares e Baltasar Lopes da Silva", esta investigação comprometeu-se com a hermenêutica das obras destes dois escritores sob o prisma do conceito filosófico-pedagógico, estético e cultural de Bildung. Assim, no mesmo movimento de exploração da Bildung (formação) dos dois escritores, foi-se explorando outras possíveis dimensões filosóficas implícitas em suas obras. Dimensões que, em verdade, configuram um modo de pensar cabo-verdiano no natural processo do seu fazer (Bildungsprozess, caminhos do espírito) no tempo em que viveram. 

Para isso, o Bildung (formação) foi igualmente interpretado como modelo para o leitor/espetador contemporâneo que, na sua própria construção pessoal, social e cultural, merece entrar nos mundos dos questionamentos exibidos nos textos dos dois escritores, retomando o que merece ser retomado à luz dos desafios do presente.

Tribunal Tese EMC Foto 1 (1).jpg

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account