kafuka_unicv_940f2.JPG

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), em parceria com a Câmara Municipal de São Domingos, entregaram, na quarta-feira, 17 de dezembro, cerca de 10 kits “KAFUKA Renewable Energy” à comunidade de Dacabalaio, no município de São Domingos, com o objetivo de reforçar o acesso a soluções de iluminação em zonas com acesso limitado à energia elétrica.

Cada unidade KAFUKA assegura entre seis a oito horas de iluminação e necessita de cerca de três horas para carregar, contribuindo para melhorar as condições de estudo de crianças, a segurança das famílias e o bem-estar quotidiano nas habitações.

A iniciativa insere-se no projeto KAFUKA, uma solução que conjuga inovação local e identidade cultural, inspirada no tradicional candeeiro artesanal cabo-verdiano, com a ambição de responder, de forma simples e adaptada ao terreno, às necessidades de famílias em situação de maior vulnerabilidade.

Citado no âmbito da ação, o representante do PNUD, David Matern, sublinhou o alcance social da intervenção: “Kafuka representa muito mais do que iluminação. Ele simboliza dignidade, inclusão e oportunidade. Ao levar luz a famílias que vivem em zonas com acesso limitado à energia, estamos a criar melhores condições para que crianças estudem, famílias se sintam mais seguras e comunidades possam prosperar.”

O KAFUKA nasceu no PNUD e foi desenvolvido pela Uni-CV, através do RS2Lab (Responsible and Smart Solutions Lab), envolvendo ainda governos locais, por serem entidades com conhecimento direto das realidades e prioridades das populações.

Do conceito à entrega em comunidade

O KAFUKA foi apresentado publicamente em outubro de 2024, no contexto de divulgação associado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), como resposta a limitações de acesso à eletricidade e aos custos que dificultam a iluminação doméstica em várias localidades do país.

A entrega realizada em Dacabalaio representa um passo de aplicação no terreno, articulando a componente de investigação e desenvolvimento com a intervenção comunitária, numa lógica de parceria entre universidade, cooperação internacional e poder local.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account