emjm_104ca.jpg

As candidaturas para o programa EMJM HumanResponse - Mestrado Conjunto Erasmus Mundus em Resposta Humanitária Coordenada, Saúde e Deslocação estão abertas até 9 de janeiro de 2026. Toda a informação oficial sobre o processo de candidatura encontra-se disponível no sítio Web do consórcio, em www.humanresponse.eu

O HumanResponse é um programa multidisciplinar que reúne universidades europeias e africanas com o objetivo de formar uma força de trabalho global resiliente para responder a crises humanitárias cada vez mais complexas, em contextos marcados por conflitos, deslocações forçadas e catástrofes climáticas. O Mestrado procura profissionalizar a ação humanitária, articulando assistência que salva vidas, saúde e deslocação em perspetiva integrada.

Neste enquadramento, o HumanResponse:

  • promove uma oferta especializada de formação avançada em contextos humanitários;
  • fomenta a colaboração Sul–Norte e a cooperação entre múltiplos intervenientes;
  • reforça a liderança localizada em situações de crise;
  • articula teoria e prática para lidar com a complexidade organizacional da ação humanitária.

Os parceiros do consórcio trazem uma experiência extensa em projetos financiados pela União Europeia e em atividades em curso com 25 parceiros associados distribuídos pela Europa, África, Médio Oriente, América do Sul e Ásia.

O programa oferece uma formação inovadora, organizada em três períodos letivos de mobilidade e um quarto período dedicado à dissertação:

1.º, 2.º e 3.º semestres:

  • Iscte – Instituto Universitário de Lisboa (Iscte), Portugal;
  • Norwegian University of Science and Technology (NTNU), Noruega;
  • Makerere University (Makerere), Uganda.

Ao longo destes três semestres, os estudantes têm acesso a unidades curriculares em áreas como sociologia, políticas públicas, gestão, saúde, design, desenvolvimento e trabalho social, lecionadas por académicos e profissionais, com forte ênfase na aprendizagem baseada em problemas, em escolas de verão e em estágios.

4.º semestre (dissertação):

Os estudantes realizam trabalho de investigação e recolha de dados em contextos humanitários, junto de 25 instituições parceiras associadas em diferentes regiões do mundo.

Entre os parceiros principais responsáveis por escolas de verão e oferta de locais de investigação para dissertações finais destacam-se:

  • Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), Cabo Verde;
  • Universidade de Santiago, Cabo Verde;
  • Universidade Rovuma (URovuma), Moçambique;
  • Universidade de Atenas (UAthens), Grécia.

Na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), a coordenação do Mestrado está a cargo do Professor Odair Barros-Varela, sendo a co-coordenação assegurada pela Professora Doutora Elga Carvalho.

Para quaisquer questões relacionadas com o processo de candidatura, os contactos indicados pelo consórcio são:

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account