No ano em que Cabo Verde celebra o cinquentenário da sua Independência Nacional, a agenda de cooperação bilateral e multilateral com Portugal foi fortalecida, com ênfase nos pilares da educação, investigação e ciência como vetores fundamentais para o desenvolvimento social, sustentável e duradouro do país.
No dia 10 de junho de 2025, data em que se celebra o Dia de Portugal, a Professora Doutora Ana Paula Xavier, Secretária de Estado da República Portuguesa, visitou a Universidade de Cabo Verde, no campus de Palmarejo Grande. Esta visita representa a concretização dos resultados da Cimeira bilateral realizada em janeiro de 2025, durante a qual foram assinados 30 instrumentos de cooperação em diversas áreas.
Durante a sua visita, Ana Paula Xavier teve a oportunidade de conhecer de perto as iniciativas desenvolvidas no ensino superior, na investigação e na extensão universitária. Destacaram-se as parcerias estabelecidas com instituições portuguesas, bem como com a Fundação Calouste Gulbenkian e o Camões Instituto da Cooperação e da Língua.
A Universidade de Cabo Verde apresentou as principais oportunidades e desafios do ensino superior no contexto nacional, alinhados com as estratégias definidas para o horizonte 2030, evidenciando o papel central do conhecimento para o progresso do país.
O programa da visita incluiu uma ronda pelo Campus Universitário, com passagens pela Casa da Ciência, pelo Laboratório da Matemática e pelo Camões – Centro de Língua Portuguesa na Cidade da Praia, onde foram expostos projetos e propostas de cooperação científica em vários domínios. O encontro encerrou com um momento de diálogo direto entre a Secretária de Estado e estudantes universitários, reforçando a importância do intercâmbio cultural e académico entre Cabo Verde e Portugal.
Estiveram presentes nesta visita, pela Universidade de Cabo Verde: o Magnífico Reitor, Prof. Doutor José Arlindo Barreto, o Senhor Vice-Reitor, Doutor Jorge Tavares, os Senhores Pró-Reitores, os Presidentes das Unidades Orgânicas, a Assessora para a Cooperação e a Diretora do Camões – Centro de Língua Portuguesa na Cidade da Praia. Pela parte do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal, marcaram presença a Senhora Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Professora Doutora Ana Isabel Xavier, o Senhor Embaixador da República Portuguesa, Doutor João Queirós, a Senhora Adida para a Cooperação da Embaixada de Portugal, Doutora Odete Serra, e a Assessora para a Cooperação, Doutora Raquel Marchã.
Esta visita simboliza um novo impulso à parceria estratégica entre os dois países, contribuindo para um futuro mais sustentável e inovador para Cabo Verde.