A Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) integrou a missão internacional do projeto CULTIVAR — Promoting sustainable development in tropical islands: strengthening capacities for enhancing cultural heritage, traditional know-how, and local food production, que decorreu entre os dias 30 de março e 5 de abril nas ilhas de Santiago e São Vicente.
A iniciativa teve como principal objetivo a recolha de informação no terreno, o estabelecimento de contactos com associações, entidades públicas, empresas privadas e parceiros locais, bem como a realização de um diagnóstico territorial centrado em três áreas estratégicas para Cabo Verde: património cultural, produtos alimentares locais e turismo sustentável.
Coordenada localmente pela Uni-CV, através do professor Vladmir Ferreira, da Cátedra UNESCO de História de Património, e da investigadora Dominika Swolkien, do Centro de Investigação em Humanidades, esta missão permitiu um contacto direto com diferentes realidades das ilhas de Santiago e São Vicente, fundamentais para o desenvolvimento dos trabalhos do projeto CULTIVAR.
Durante a missão, foi realizado um evento público de apresentação do projeto, promovido pela Universidade Jean Piaget de Cabo Verde (UniPiaget), no dia 31 de março, e decorreram várias reuniões de trabalho com as equipas parceiras da Uni-CV, do Instituto Superior de Ciências Económicas e Empresariais (ISCEE) e da UniPiaget, acompanhadas de visitas às respetivas instalações. A equipa do projeto visitou ainda importantes espaços culturais e históricos, como o Palácio da Cultura Ildo Lobo, a Fundação Amílcar Cabral, o Museu do Campo de Concentração do Tarrafal e a Cidade Velha — Centro Histórico da Ribeira Grande de Santiago, classificado Património Mundial da UNESCO, incluindo a Fortaleza de São Filipe.
O programa incluiu também um passeio ao interior da ilha de Santiago, com passagem pelo Jardim Botânico Nacional e pelo Parque Natural da Serra da Malagueta, assim como a observação de práticas tradicionais ligadas à economia local, como a chegada do peixe em Porto Mosquito. Em articulação com os poderes locais, foi realizada uma reunião com o executivo da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, reforçando a importância do envolvimento das autoridades na promoção do desenvolvimento sustentável do território.
Na ilha de São Vicente, as atividades centraram-se na visita ao centro histórico do Mindelo, incluindo o Museu do Mar (Réplica da Torre de Belém), o Mercado Municipal e o Mercado do Peixe, e na realização de reuniões com agentes turísticos e culturais, como a Aventura Incoming Agency e a empresa Mariventos, responsável pela organização do Kavala Fresk Feastival. A comitiva visitou ainda o Centro Cultural do Mindelo e o Centro Nacional de Arte, Artesanato e Design (CNAD), além de ter participado numa experiência no Atelier Luís Batista, dedicado à produção artesanal, e visitas às instalações do ISCCE e aos pólos da Uni-CV e UniPiaget.
Esta etapa do projeto foi fundamental para mapear os sectores cultural, agroalimentar e turístico de Cabo Verde, envolvendo desde cedo os decisores políticos e as outras partes interessadas.
O projeto CULTIVAR, financiado pelo programa ERASMUS-EDU-2024-CBHE-STRAND-1 da União Europeia, conta com um orçamento global de 399 755,75 € e tem a duração de 24 meses. Liderado pela Universidade de Évora (Portugal), integra oito parceiros de Portugal, Itália, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe, entre os quais a Uni-CV, o ISCEE e a UniPiaget.