A Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) recebeu na passada sexta-feira, 21 de março, a visita oficial da Vogal do Conselho Diretivo do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, Ana Paula Harfouche. A receção, conduzida pelo Reitor da Uni-CV, José Arlindo Barreto, decorreu na sala de reuniões da Reitoria, no Campus do Palmarejo Grande, marcando mais um passo na consolidação das relações entre as duas instituições.
Durante o encontro, José Arlindo Barreto destacou a relevância do Camões I.P. na promoção da língua portuguesa em Cabo Verde e sublinhou a importância estratégica desta parceria, referindo que "a Universidade de Cabo Verde tem apostado fortemente na cooperação internacional para impulsionar a investigação e o ensino de qualidade, especialmente no domínio das línguas e culturas".
Ana Paula Harfouche, por sua vez, frisou o papel determinante da Uni-CV, realçando a qualidade das instalações universitárias como fator que contribui para um ensino mais eficaz e prazeroso. "Estas instalações permitem agora novos caminhos e potencializam a inovação educativa", afirmou.
Na reunião, foram abordados temas relacionados com projetos futuros e cooperação ativa entre Cabo Verde e Portugal, nomeadamente na formação contínua de professores, no desenvolvimento de projetos conjuntos com o Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP) e na promoção da língua portuguesa em contexto internacional.
Mariana Faria, Leitora de Língua e Cultura Portuguesas (Camões, I.P. & Universidade de Cabo Verde), destacou a longa história de colaboração entre as instituições, iniciada em 1987 com a criação do leitorado, seguida pelo estabelecimento dos centros de língua portuguesa. "A nossa cooperação tem evoluído, com ações concertadas que vão desde a educação linguística nas escolas até à colaboração com organismos internacionais, sempre procurando responder às necessidades específicas das comunidades locais", explicou.
A Pró-Reitora para as áreas de Política Estudantil, Social e Extensão, Fátima Fernandes, enfatizou a importância dos projetos de investigação realizados pela Cátedra Eugénio Tavares: "É fundamental preservar e desenvolver a nossa diversidade linguística, tornando o português uma língua de ciência e de inclusão", defendeu.
A visita culminou numa visita às instalações da universidade, permitindo à representante do Camões I.P. conhecer melhor as infraestruturas e projetos em curso. Ambas as instituições reforçaram o papel de continuar a trabalhar em estreita colaboração, fortalecendo a internacionalização e a promoção da língua portuguesa como elo unificador da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).