vogal_camoes.jpg

A Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) recebeu na passada sexta-feira, 21 de março, a visita oficial da Vogal do Conselho Diretivo do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, Ana Paula Harfouche. A receção, conduzida pelo Reitor da Uni-CV, José Arlindo Barreto, decorreu na sala de reuniões da Reitoria, no Campus do Palmarejo Grande, marcando mais um passo na consolidação das relações entre as duas instituições.

Durante o encontro, José Arlindo Barreto destacou a relevância do Camões I.P. na promoção da língua portuguesa em Cabo Verde e sublinhou a importância estratégica desta parceria, referindo que "a Universidade de Cabo Verde tem apostado fortemente na cooperação internacional para impulsionar a investigação e o ensino de qualidade, especialmente no domínio das línguas e culturas".

Ana Paula Harfouche, por sua vez, frisou o papel determinante da Uni-CV, realçando a qualidade das instalações universitárias como fator que contribui para um ensino mais eficaz e prazeroso. "Estas instalações permitem agora novos caminhos e potencializam a inovação educativa", afirmou.

Na reunião, foram abordados temas relacionados com projetos futuros e cooperação ativa entre Cabo Verde e Portugal, nomeadamente na formação contínua de professores, no desenvolvimento de projetos conjuntos com o Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP) e na promoção da língua portuguesa em contexto internacional.

Mariana Faria, Leitora de Língua e Cultura Portuguesas (Camões, I.P. & Universidade de Cabo Verde), destacou a longa história de colaboração entre as instituições, iniciada em 1987 com a criação do leitorado, seguida pelo estabelecimento dos centros de língua portuguesa. "A nossa cooperação tem evoluído, com ações concertadas que vão desde a educação linguística nas escolas até à colaboração com organismos internacionais, sempre procurando responder às necessidades específicas das comunidades locais", explicou.

A Pró-Reitora para as áreas de Política Estudantil, Social e Extensão, Fátima Fernandes, enfatizou a importância dos projetos de investigação realizados pela Cátedra Eugénio Tavares: "É fundamental preservar e desenvolver a nossa diversidade linguística, tornando o português uma língua de ciência e de inclusão", defendeu.

A visita culminou numa visita às instalações da universidade, permitindo à representante do Camões I.P. conhecer melhor as infraestruturas e projetos em curso. Ambas as instituições reforçaram o papel de continuar a trabalhar em estreita colaboração, fortalecendo a internacionalização e a promoção da língua portuguesa como elo unificador da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account

    Follow us!
    Copy Link