Inclusao_em_rede__.png

Nos dias 12 e 13 de fevereiro, o Polo II da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) em Mindelo reúne especialistas e profissionais da educação inclusiva de Portugal, Brasil e Cabo Verde no II Seminário Internacional de Inclusão em Rede(s) para debater boas práticas e desafios na construção de um mundo mais acessível.

Célia Sousa, especialista do Instituto Politécnico de Leiria, afirmou durante a conferência de abertura intitulada "Inclusão e Acessibilidade – um mundo mais equitativo é possível?" que a construção de uma sociedade mais justa depende do compromisso de cada um. "Um mundo mais equitativo é possível, mas a inclusão tem que fazer parte de nós. Se eu respeitar os outros, estiver atento às suas necessidades e agir para remover barreiras, estarei a construir uma sociedade mais justa para todos", destacou a professora, enfatizando a importância do respeito e da ação para promover a inclusão e a acessibilidade.

Durante os dois dias do evento, estão a ser realizadas conferências, workshops e mesas-redondas abordando temas como a evolução da educação inclusiva em Cabo Verde, com foco na ilha de São Vicente, a importância da formação de professores e estratégias inovadoras para a educação inclusiva.

Os workshops práticos trouxeram metodologias aplicadas à escolarização de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo, o uso do lúdico na aprendizagem inclusiva, a criação de documentos digitais acessíveis e intervenções específicas para alunos com deficiência visual. Além disso, os alunos da 3ª edição do mestrado em Educação Especial também tiveram a oportunidade de apresentaram os seus trabalhos, enriquecendo ainda mais a discussão.

A realização do seminário reforça o compromisso da Uni-CV em fomentar o debate e a formação contínua na área da inclusão, fortalecendo redes de colaboração internacional e a contribuir para a construção de uma sociedade mais equitativa.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account

    Follow us!
    Copy Link