De 2 a 6 de dezembro, a ilha do Maio foi palco da segunda edição do BootCamp de Ciência, um evento organizado pelas Casas da Ciência da Universidade de Cabo Verde, em parceria com o Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA).
Com o tema “Construindo Pontes através da Ciência”, o evento teve como objetivo não apenas ensinar, mas também inspirar a curiosidade e o interesse pela ciência e tecnologia entre crianças e adolescentes, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade social.
Durante os cinco dias de atividades, a Escola Básica António Cruz Silva, a Escola Básica de Calheta, a Escola Secundária Horace Silver e os internos do ICCA da ilha do Maio participaram de oficinas interativas em áreas como Biologia, Química, Impressão 3D e Robótica, desenvolvendo habilidades técnicas e criativas. Entre os destaques estiveram experimentos científicos como a Pasta de Dente de Elefante, a Lâmpada de Lava e o Foguetão.
A programação também incluiu introdução à impressão 3D, onde os jovens aprenderam os conceitos de design e criação de objetos impressos, além de desafios de programação e competições amigáveis de robótica. Outros destaques foram os jogos de saúde e a construção de maquetes com recursos naturais, atividades que incentivaram a criatividade, o trabalho em grupo e o desenvolvimento de habilidades cognitivas e colaborativas.
O BootCamp foi realizado em parceria com o Accelerator Lab do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o ICCA, a Delegação do Ministério da Educação e outros parceiros locais, e teve como missão inspirar crianças e adolescentes a explorar áreas do conhecimento que moldam o futuro, contribuindo para a formação de uma geração mais curiosa e engajada.