No passado dia 30 de setembro, realizou-se um encontro entre a equipa do Projeto IMPAR em Cabo Verde e a representante da Delegação da União Europeia no país, Inês Rosas. O objetivo foi apresentar o projeto e explorar formas de cooperação para a sua disseminação.
O encontro, em formato híbrido, contou com a participação de membros da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) e da Universidade do Mindelo, as duas instituições cabo-verdianas parceiras do projeto. Inês Rosas foi recebida no Polo I da Uni-CV, no Campus do Palmarejo Grande, pela Pró-Reitora para as Áreas de Investigação e Formação Avançada, Sónia Semedo.
Estiveram presentes na equipa da Uni-CV as docentes Clementina Furtado (Coordenadora), Carmelita Silva e Celeste Fortes (a partir do Mindelo). Da Universidade do Mindelo participaram Risanda Soares (Coordenadora), Graciano Nascimento, Eliane Graça e Emanuel Vieira.
Após as apresentações, a representante da União Europeia fez uma breve explanação sobre o interesse em conhecer os projetos cofinanciados pela UE em Cabo Verde e manifestou total disponibilidade para apoiar na divulgação dos mesmos nas suas redes. Em seguida, foi apresentado o projeto IMPAR, destacando-se os principais objetivos, parceiros, atividades previstas e já realizadas, bem como os resultados esperados.
Sobre o Projeto IMPAR
O Projeto IMPAR é uma iniciativa transnacional cofinanciada pelo programa Erasmus+ - ERASMUS-EDU-2023-CBHE-STRAND-2 da União Europeia, no âmbito da medida "Reforço de Capacidades no Ensino Superior". Com uma duração de 36 meses, tem como objetivo principal dinamizar o ecossistema da economia social e empoderar jovens mulheres para que possam criar, gerir e desenvolver empresas sociais focadas na sustentabilidade ambiental e no desenvolvimento inclusivo.
O consórcio do IMPAR é liderado pelo Instituto Politécnico de Coimbra (Portugal) e inclui parceiros como a Universidad de Almería (Espanha), a Universidade Eduardo Mondlane e a Universidade Pedagógica (Moçambique), a Universidade de Cabo Verde e a Universidade do Mindelo (Cabo Verde), a Universidade Técnica de Angola e a Universidade Independente de Angola (Angola), além da International Consulting and Mobility Agency Sociedad de Responsabilidad Limitada (Espanha). A Câmara Municipal da Praia (Cabo Verde) participa como parceiro associado.
A iniciativa pretende contribuir para formar e apoiar uma nova geração de empreendedoras sociais em Cabo Verde, Angola e Moçambique, consolidando as universidades como centros de excelência para o desenvolvimento económico sustentável e inclusivo das comunidades onde estão inseridas.