Almicar_cabral_SI.jpg

SIMPÓSIO INTERNACIONAL

Amílcar Cabral: Um Património Nacional e Universal

09-12 de setembro de 2024

Realização conjunta de Cabo Verde e Guiné-Bissau 

Comemorar o centenário de Amílcar Cabral é celebrar a memória daquele que foi um dos mais ilustres filhos de África e render homenagem a uma das mais importantes figuras do século XX. Decorridos que foram mais de cinquenta anos após a sua morte e numa conjuntura marcada por injustiça social e crescente desigualdade social, pareceu-nos oportuno, no ano em que se comemora os 100 anos do seu nascimento, revisitar o legado teórico e trazer a debate novas abordagens sobre o pensamento deste grande visionário e lutador pela liberdade. 

O compromisso inabalável com a luta pela liberdade, contra todas as formas de colonização, constitui uma dimensão crucial do pensamento e da ação de Amílcar Cabral. A visão política humanista e revolucionária, continua a oferecer uma alternativa às várias teorias e paradigmas, entre outras temáticas contemporâneas. Por conseguinte, qualquer evocação à figura de Amílcar Cabral representa um compromisso ético e intelectual, tanto para os países pelos quais lutou e dedicou a sua vida, a Guiné-Bissau e Cabo Verde, como para todo o Continente Africano e o mundo.

Celebrar o Centenário do nascimento de Cabral constitui uma oportunidade única de abordar, analisar e discutir, de forma livre e descomplexada, a contribuição deste grande intelectual africano à causa das independências, quer através da ação direta e do exemplo, quer através da sua obra escrita. Com efeito, Amílcar Cabral desempenhou um papel crucial na libertação e na formação das identidades nacionais dos dois países africanos. Considerado por muitos autores e estudiosos africanistas como um dos mais fecundos teóricos africanos sobre as lutas de libertação e de emancipação dos povos, a obra de Amílcar Cabral tem sido objeto de estudo em Universidades e Centros de Investigação dos mais diversos países.

Por forma a honrar o seu legado e reconhecer a sua contribuição para a história africana e mundial, por ocasião do Centenário do nascimento de Amílcar Cabral, as instituições académicas da Guiné-Bissau e de Cabo Verde, decidem levar a cabo um conjunto de iniciativas que decorrerão durante o ano de 2024, das quais se destaca a promoção conjunta do Simpósio Internacional AC. Desse modo, contextualizar a vida de Amílcar Cabral e as suas realizações dentro do panorama mais amplo da história africana e mundial, permitirá destacar a importância da luta dentro do contexto da descolonização africana e respetiva autodeterminação.

A realização de atividades ao longo do ano em torno do centenário de Amílcar Cabral constitui uma oportunidade de levar e elevar o debate sobre questões relacionadas com a história africana, política colonial, movimentos de libertação, a visão de Amílcar Cabral sobre uma África libertada; a mulher no pensamento de Amílcar Cabral e sua importância no avanço da luta; o contributo da teoria na prática revolucionária dos jovens no desenvolvimento; a cultura e a educação na luta pela libertação dos povos africanos e outras questões contemporâneas enfrentadas  pelos países africanos, tanto no campo das relações internacionais, como no da  filosofia e ética do desenvolvimento.

EIXOS TEMÁTICOS

As comunicações do simpósio sobre Amílcar CABRAL centrar-se-ão, sem se limitar, às seguintes problemáticas:

- Contributos teóricos para as lutas de libertação: Liberdade valor supremo

- Pensamento de Cabral cinquenta anos após a sua morte;

- A noção de Cabral sobre a dignidade do homem negro;

- A universalidade do pensamento de Cabral;

- Cabral e o desenvolvimento sócio económico de África;

- Cabral e a questão do Estado e da Nação;

 - A mulher no Pensamento de Amílcar Cabral

- Cabral e as questões agrárias;

- Cabral e educação e saúde;

- Cabral e a centralidade da Cultura no projeto de transformação estrutural da África;   

- Cabral e o papel da juventude;

- Cabral e o debate em torno de Unidade e Luta;

- Cabral e as pontes para o novo diálogo Norte-Sul e Sul-Sul.

 O Simpósio decorre de 09 a 12 de setembro e terá lugar, simultaneamente, em Cabo Verde e na Guiné-Bissau e é organizado conjuntamente pelas seguintes instituições: Fundação Amílcar Cabral (FAC); Universidade de Cabo Verde (Uni-CV); Centro de Estudos Sociais Amílcar Cabral (CESAC); Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP); Universidade Amílcar Cabral (UAC) e Universidade Colinas de Boé (UCB) ACOLP e o Instituto Pedro Pires.

 Datas:

Submissão dos resumos: prorrogada até 10 de julho de 2024

Comunicação do Comité Científico sobre a aceitação dos resumos: 16 de julho de 2024

Submissão das comunicações: 25 de agosto de 2024

Solicitamos que enviem a ficha de resumo para os seguintes e-mails: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Call International Symposium - EN Version | Abstract form - EN

Call Symposium International - FR  | Formulaire de résumé de communication - FR

Call Simpósio Internacional Amílcar Cabral - PT

 cartaz_simposio_acabral.png

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account