Maputo-HumAct_.png

Cinco docentes da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), estão em Maputo, Moçambique, a participar de uma Escola de Verão dedicada à ação humanitária, integrada no projeto "Humanitarian Action: Climate Change and Displacement (HumAct)". O evento, que decorre entre 17 e 30 de maio na Universidade Pedagógica de Maputo (UPM), reúne especialistas de várias instituições para discutir e desenvolver capacidades no âmbito da educação humanitária.

Os membros da equipa nacional da Uni-CV, Elga Carvalho, Clementina Furtado e Deisa Semedo, ambos da Faculdade de Ciências e Tecnologia, Arlindo Vieira da Faculdade de Educação e Desporto, e Odair Varela da Escola de Negócios e Governação, estão ativamente envolvidos nas diversas atividades programadas, que incluem mesas redondas, workshops, conferências e sessões plenárias. A participação destes académicos destaca-se pela apresentação de trabalhos importantes como a “Experiência do curso livre em ação humanitária: implementação, resultado e avaliação”, por Clementina Furtado, e “Educação em emergência, que respostas humanitárias”, por Arlindo Vieira.

Este encontro internacional conta com a presença de professores das cinco universidades parceiras no projeto: a própria Uni-CV e a Universidade de Santiago (US) em Cabo Verde, a Universidade Pedagógica (UP), a Universidade Púnguè (UniPúnguè) e a Universidade Rovuma (UniRovuma) em Moçambique, a Universidade de Atenas na Grécia, e o ISCTE em Portugal, que coordena o projeto HumAct.

O objetivo principal da Escola de Verão e do projeto HumAct é fortalecer as capacidades das Instituições de Ensino Superior (IES) em matéria de ação humanitária, especialmente em contextos afetados por mudanças climáticas e deslocamentos de populações. As atividades realizadas buscam não só promover a troca de conhecimentos e experiências entre os participantes, mas também desenvolver estratégias eficazes de educação e resposta a emergências.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account