unicv_utad.jpg

A Universidade de Cabo Verde recebeu, na segunda-feira, 18 de março, no Conselho da Universidade, a comitiva da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), com a qual estabeleceu uma parceria académica. Esta colaboração visa criar as bases para uma cooperação mútua em domínios como o ensino, a investigação e outras atividades de interesse comum, promovendo uma utilização eficaz dos recursos humanos, infraestruturas e equipamentos disponíveis em ambas as instituições.

A delegação da UTAD foi liderada pelo Reitor Emídio Ferreira dos Santos Gomes, acompanhado do Vice-Reitor para a Internacionalização, Professor Luís Manuel Morais Leite Ramos, da Pró-reitora para as Parcerias e Relações Internacionais, Professora Cristina Maria Teixeira Saraiva, do Presidente da Escola de Ciências Agrárias e Veterinárias, Professor José Luís Teixeira de Abreu de Medeiros Mourão, e da embaixadora da UTAD em Cabo Verde, a antiga aluna Andradina Teixeira. Foram recebidos pelo Reitor da Uni-CV, José Arlindo Barreto, juntamente com membros da equipa reitoral, incluindo o Administrador-Geral, Paulino Monteiro, e outros dirigentes.

Durante a apresentação da Universidade de Cabo Verde, foi destacada a sua longa e rica história, fundamentada em instituições existentes desde 1979, como a Escola Superior de Formação de Professores e, mais tarde, o Instituto Superior de Educação, criado em 1995. O Reitor da Uni-CV falou também a recente expansão da universidade para a Ilha do Fogo, com intenções de introduzir cursos em áreas chave como agronomia, viticultura e enologia, cruciais para o desenvolvimento do país. Apontou o desafio de atrair estudantes para esses sectores, tendo em conta a tendência para as tecnologias, como a inteligência artificial e a informática. No entanto, manifestou otimismo de que, através de esforços conjuntos da universidade, do governo e de outras entidades, seria possível incentivar o interesse dos estudantes nessas áreas fundamentais.

foto_familia_unicv_utad.jpg

Por sua vez, o Reitor da UTAD sublinhou a posição de liderança da sua instituição nas ciências agrárias e veterinárias, expressando a vontade de colaborar nestes campos, mesmo face aos atuais desafios de captação de novos estudantes. Enfatizou que a UTAD, além de contribuir para a formação e a investigação, aspira a auxiliar Cabo Verde a progredir nessas e outras áreas, reforçando a ligação bilateral por meio da partilha da língua e cultura.

O protocolo firmado é descrito como um acordo global de cooperação, que abrirá caminho para futuras adendas específicas em áreas como engenharia informática, ciências agrárias e veterinárias, ciências do desporto e saúde, e formação de professores. Emídio Ferreira Gomes destacou a visão de longo prazo para esta parceria, ressaltando a cooperação já em curso e o potencial de contributo da UTAD para a Uni-CV e para o desenvolvimento de Cabo Verde.

Ainda foi assinada uma adenda que estabelece uma cooperação académica e científica entre as duas instituições na área de Engenharias, abrangendo um leque de atividades colaborativas: Lecionação por parte de docentes da UTAD no Mestrado em Engenharia Informática da Uni-CV; Programas de mobilidade estudantil e académica, facilitando a troca de conhecimentos através de palestras, minicursos e a condução de pesquisas conjuntas; Oportunidades de formação científica e pedagógica para os docentes da Uni-CV; Co-produção de publicações científicas e técnicas e co-organização de eventos académicos e culturais na área das Engenharias.

Esta parceria cobre uma vasta gama de domínios de interesse recíproco, facilitando a mobilidade académica de docentes, investigadores e estudantes, além de promover a realização conjunta de projetos de ensino, formação e investigação, sublinhando o compromisso de ambas as universidades com o avanço académico e a troca cultural.

Para uma visão mais abrangente do encontro e das figuras envolvidas, convidamos os leitores a visualizar um álbum de fotos completo no Flickr, apresentando a comitiva e os momentos marcantes desta parceria. As imagens estão disponíveis em um formato de mosaico, proporcionando uma rica perspectiva visual da colaboração. Visualize o álbum completo aqui.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account