Campus 2O Reitor da Universidade de Cabo Verde, José Arlindo Barreto, homologou os resultados das Eleições dos Presidentes das Unidades Orgânicas, um processo que decorreu a 12 de abril. Participaram na votação 175 dos 217 docentes inscritos, o que corresponde a uma taxa de abstenção de 19%.  

A falta de reclamações após a divulgação dos resultados provisórios facilitou a rápida homologação pelo Reitor, concluindo o processo eleitoral com eficácia e transparência. 

sessao_informacao_erasmus.jpg

A Universidade de Cabo Verde acolheu na terça-feira, dia 16 de abril, uma sessão de informação sobre o programa Erasmus+, destacando as amplas oportunidades de mobilidade académica e cooperação internacional. O evento decorreu no auditório 102, Edifício 8, Campus do Palmarejo Grande, e a cerimónia de abertura contou com a presença da Secretária do Estado para o Ensino Superior, Eurídice Monteiro, da Embaixadora da União Europeia em Cabo Verde, Carla Grijó e da Vice-Reitora para as áreas de Ensino, Formação e Inovação Pedagógica da Uni-CV, Sandra Freire.

A Vice-Reitora para as áreas de Ensino, Formação e Inovação Pedagógica da Uni-CV, abriu a sessão destacando as vantagens que o programa Erasmus+ oferece, sublinhando a sua importância como alavanca para a internacionalização do sistema de ensino superior europeu e o seu papel vital na promoção da interação entre jovens de diversas origens culturais. Os resultados tangíveis deste programa são a expressão viva do intercâmbio cultural e académico que proporciona, além dos inúmeros projetos desenvolvidos em consórcio que beneficiam todas as instituições envolvidas.

Por sua vez, a embaixadora da União Europeia em Cabo Verde, Carla Grijó, reforçou o compromisso da UE com a educação e a formação como pilares fundamentais para o desenvolvimento e a integração cultural. O Erasmus+ enriquece academicamente como fomenta uma compreensão intercultural profunda, essencial no mundo globalizado em que vivemos.

A Secretária do Estado para o Ensino Superior, Eurídice Monteiro, enfatizou a importância de uma maior integração de Cabo Verde nas redes globais de conhecimento. O Erasmus+ é uma ferramenta essencial para o nosso avanço educacional e científico, proporcionando aos nossos jovens as habilidades necessárias para prosperar num mundo interconectado.

A sessão também serviu para elucidar sobre os vários componentes do programa Erasmus+, incluindo mobilidade para estudos, estágios, e projetos de colaboração. Mais de 900 mobilidades já foram registadas entre Cabo Verde e a Europa desde 2016, evidenciando o sucesso e a eficácia do programa na promoção da mobilidade estudantil e académica.

Uni-CV_e_Universidade_de_Primorska.jpg

A Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) recebeu nesta terça-feira, dia 16 de abril, representantes da Universidade de Primorska da Eslovénia, para um encontro de cooperação académica entre as duas instituições. O encontro, realizado na sala do Conselho da Universidade, abordou potenciais colaborações em áreas como ciência da computação, inteligência artificial, matemática, bem como programas de doutoramento e mobilidade internacional.

A Universidade de Primorska, conhecida pelo seu dinamismo e orientação internacional, conta com 5.744 alunos, dos quais 1.296 (22,56%) são de 47 países diferentes. Com uma equipe de 782 funcionários, inclui 516 investigadores e docentes, dos quais 72 (14,09%) são internacionais. A instituição é reconhecida pelo seu compromisso com a investigação, acolhendo anualmente mais de 270 investigadores internacionais e tendo 166 estudantes inscritos em programas de doutoramento.

Em 2022, a Universidade de Primorska aderiu à Transform4Europe (T4EU), uma aliança universitária europeia que inclui mais de 150.000 estudantes e 10.000 investigadores, tornando-se membro pleno em 2023. A aliança é composta por outras nove universidades e um membro associado, reforçando a sua posição como centro de excelência e inovação na educação europeia.

As discussões no encontro entre a Uni-CV e a Universidade de Primorska foram construtivas, com ambos os lados a expressarem o interesse pelas oportunidades de enriquecer seus programas educacionais e de investigação através de parcerias estratégicas. 

Galeria de fotografias

 A Comissão Eleitoral da Universidade de Cabo Verde divulgou hoje os resultados definitivos das eleições para os presidentes das suas Unidades Orgânicas, confirmando que não foram recebidas reclamações durante o período estabelecido. O processo eleitoral, que decorreu no dia 12 de abril, destacou-se pela sua transparência e pelo elevado índice de participação ativa e democrática dos docentes.

Após a fase de reclamações, que não registou nenhum apelo, a Comissão Eleitoral prepara um relatório final que inclui as deliberações e detalhes pertinentes das eleições. Este documento será entregue ao Reitor para a homologação final dos resultados.

O Reitor da Uni-CV, dentro do prazo regulamentar de dez dias úteis, confirmará oficialmente os resultados, concluindo assim este ciclo eleitoral. A universidade reitera o seu compromisso com a transparência e com a manutenção de um ambiente académico que respeita os princípios democráticos e participativos.

Instituto_Politécnico_de_Castelo_Branco.jpg

No encontro realizado na segunda-feira, 15 de abril, na Universidade de Cabo Verde, o Reitor José Arlindo Barreto recebeu o Presidente do Instituto Politécnico de Castelo Branco, António Fernandes e a Vice-Presidente para a Internacionalização, Ana Ferreira, para discutir potenciais áreas de cooperação entre as duas instituições.

Durante a reunião, que teve lugar na sala do Conselho do Edifício 2 do Campus do Palmarejo Grande, o Reitor destacou os vários aspetos da Uni-CV, incluindo o ensino, a investigação, a extensão, a comunidade estudantil e os docentes. “A mobilidade dos membros da nossa comunidade académica é crucial para nós,” sublinhou José Arlindo Barreto, referindo as parcerias existentes com países como Portugal, Espanha, Brasil e Estados Unidos.

Por sua vez, António Fernandes, apresentou as diversas faculdades do Instituto Politécnico de Castelo Branco, que incluem a Escola Superior Agrária, a Escola Superior de Educação, a Escola Superior de Artes Aplicadas, a Escola Superior de Gestão, a Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias e a Escola Superior de Tecnologia. 

Durante o encontro, as duas instituições exploraram as potencialidades de cooperação nas áreas de ciências agrárias, engenharia e turismo.

Após a reunião, as equipas aproveitaram para fazer um tour pelo campus, visitando instalações como o Centro de Convenções, a Mediateca, a Residência Estudantil, a Casa da Ciência, os laboratórios de Matemática, Enfermagem/Medicina e Informática, este último financiado pela Huawei, bem como o laboratório Responsible and Smart Solutions Lab (RS2Lab).

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account