Visita_presidente_dos_mosteiros.jpg 

A Reitoria da Universidade de Cabo Verde recebeu, no dia 15 de março, a visita de cortesia do Presidente da Câmara Municipal dos Mosteiros, Fábio Vieira, que assumiu o cargo em novembro de 2020. O Presidente estava acompanhado da Vereadora do Ensino Superior, Maria Eugenia Veiga, e da Vereadora da Juventude, Janice Rosa, ex-estudante do curso de História da Uni-CV.

No encontro, abordaram questões relativas à cooperação entre a Uni-CV e a Câmara Municipal dos Mosteiros, e entre os assuntos estiveram em destaque a instalação de uma sala virtual para o ensino à distância no Município dos Mosteiros, como deixou entender a Reitora da Uni-CV, Judite Medina do Nascimento. 

“Neste momento estamos a desenhar um sistema de formação à distância com a parceira estratégica, a Cabo Verde Telecom, que permitiria a instalação de salas de formação à distância em todas as ilhas, de modo a reduzir as deslocações e os custos. Com isso, qualquer pessoa que quisesse inscrever-se em qualquer curso da Universidade teria essa oportunidade, mesmo estando à distância”, afirmou Judite Medina do Nascimento. 

Por sua vez, o Presidente da Câmara Municipal dos Mosteiros disse que a instalação da sala virtual traria ganhos imensuráveis para o Município dos Mosteiros. “Teríamos estudantes mosteirenses que queiram fazer a sua formação à distância, mas também é uma oportunidade para os quadros e colaboradores da Câmara que estão a trabalhar, mas não têm disponibilidade de vir para Praia fazer uma formação”. 

O Município dos Mosteiros tem carência de quadros, sobretudo com formação na área de administração local, direito local e ordenamento do território, direito municipal, leitura orçamental e processamento dos dados. O Presidente mostrou ainda o interesse em apostar na capacitação do pessoal administrativo, e para isso contará com o apoio da Universidade de Cabo Verde. 

Entre outras questões avançadas no encontro, as duas instituições discutiram e concordaram ainda sobre a transformação do vulcão em um produto turístico de alto valor acrescentado, a capacitação do pessoal administrativo, o projeto vigilância sismo vulcânico,  subsídio de bolsa aos estudantes carenciados, o sistema informático de gestão, o sistema de informação geográfica, a promoção do café e do vinho.

Estas questões já estão a ser trabalhadas com o Assessor para Relações Internacionais, Cooperação e Mobilidade, Bruniguel Andrade, para que possam constar no novo protocolo a ser assinado entre a Universidade de Cabo Verde e a Câmara Municipal dos Mosteiros.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account