campus novo

Já foram escolhidos dois novos membros cooptados que compõem o Conselho da Universidade de Cabo Verde para o quadriénio 2021-2025, tendo a escolha recaída em Manuel Veiga e Manuel Faustino.

O Conselho da Universidade é o órgão de decisão estratégica e de supervisão da Universidade de Cabo Verde. É constituído por 20 membros, sendo o Reitor, que preside, o Presidente do Conselho Científico, o Presidente do Conselho Pedagógico, 2 representantes dos docentes e investigadores de cada Unidade Orgânica, 2 representantes dos estudantes, 2 representantes do pessoal não docente, 3 personalidade de reconhecido mérito, não pertencentes à Universidade, com conhecimento e experiência relevantes para a instituição.

Manuel VeigaManuel Monteiro Veiga

Natural de Santa Catarina, ilha de Santiago, o Manuel Monteiro Veiga é doutor em Linguística Geral Aplicada na Universidade de Aix-en-Provence (França), e foi responsável do Departamento de Linguística durante vários anos e Presidente do Grupo de Padronização da Língua Cabo-verdiana, grupo este proponente do ALUPEC (Alfabeto Unificado para a Escrita do Cabo-verdiano).

Foi Coordenador do 1º Mestrado de Crioulística e Língua Cabo-verdiana na Uni-CV (2010-2013), ex-Diretor da Cátedra Amílcar Cabral; ex-Diretor da revista Desafios, órgão de difusão científica da Cátedra Amílcar Cabral. Publicou dezenas de ensaios e de artigos na área da linguística e da cultura, em revistas nacionais e estrangeiras. Foi conferencista em vários colóquios nacionais e internacionais, nas áreas da linguística e da literatura. É Professor Jubilado da Uni-CV desde outubro de 2014.

 

Manuel FaustinoManuel Faustino

Natural do Mindelo, ilha de São Vicente, o Manuel Faustino é especialista em Psiquiatria pela Faculdade de Ciências Biomédicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Brasil). Manuel Faustino já desempenhou vários cargos e funções entre os quais destaca o Ministro da Educação e Cultura do Governo de Transição do Estado de Cabo Verde - Transição para Independência (janeiro a julho de 1975); Diretor-geral do Centro Psiquiátrico Pedro II (Rio de Janeiro) do Ministério da Saúde do Brasil (maio de 1986 a janeiro de 1988); Ministro da Educação e Cultura da República de Cabo Verde (março de 1991 a novembro de 1994).

Publicou dezenas de ensaios e de artigos na área da saúde e da psiquiatria, em revistas nacionais e estrangeiras. Foi conferencista em vários colóquios nacionais e internacionais, nas áreas da saúde e dos diretos humanos. Atualmente, é Coordenador Geral da iniciativa presidencial de prevenção do uso abusivo de bebidas alcoólicas - Menos Álcool Mais Vida e Chefe da Casa Civil da Presidência da República.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account