Nos dias 24 a 27 de setembro de 2025, realiza-se na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), no Campus de Palmarejo Grande, a 6.ª Conferência Bienal da African Studies Association of Africa (ASAA), numa iniciativa conjunta da ASAA e da Uni-CV que, pela primeira vez em Cabo Verde e no espaço lusófono, reúne cerca de 400 participantes de África, da diáspora e de várias partes do mundo para debater respostas africanas às vulnerabilidades globais, com sessões em português, inglês e francês. O programa inclui oficinas pré-conferência nos dias 22 e 23 de setembro, seguidas de plenárias, painéis temáticos, comunicações científicas, mesas-redondas, oficinas e mostras culturais entre 24 e 27 de setembro.
A sessão solene de abertura, a 24 de setembro, às 09h00, no Centro de Convenções da Uni-CV, contará com a presença do Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, do Reitor da Uni-CV, José Arlindo Barreto, e do Presidente do Comité Executivo da ASAA, Toussaint Murhula Kafarhire. Segue-se a conferência inaugural, com intervenções de Carlos Lopes (University of Cape Town), «Navigating Turbulent Waters: Africa’s key dilemmas and choices», e de Cristina Duarte (Subsecretária-Geral da ONU e Conselheira Especial para África), «No Sovereignty Without Scholarship: Making African Knowledge Central to Policy».
Entre os principais oradores destacam-se ainda Francis B. Nyamnjoh (University of Cape Town), «Optimism as a Crossroads of Compositeness and Conviviality: African Responses to Global Vulnerabilities and the Building of Hope»; Kelechi Kalu (University of California, Riverside), «Africa’s Response to Contemporary Global Challenges and Vulnerabilities»; e Isaías Barreto da Rosa, que abordará integração regional e liderança africana. O “Presidential Address” será proferido por Toussaint Kafarhire Murhula, S.J. (Presidente da ASAA), sob o tema «The African Studies Yesterday and Today: Between Humanity Stewardship and Ecological Externalities».
Sob o tema «Respostas Africanas às Vulnerabilidades Globais: Construindo Esperança para o Futuro», a conferência analisa como as várias formas de agência africana moldaram a convivência, a dignidade, o conhecimento, a soberania, a violência, a sobrevivência e as expectativas de futuros melhores, explorando interseções entre passado, presente e futuro no enfrentamento das vulnerabilidades e evidenciando resiliência e caminhos de solução para desafios estruturais. No decurso do encontro, será apresentado o Programa Pan-Africano de Bolsas (2025–2027) e lançada a Bokutani – Journal of the African Studies Association of Africa, assegurando a difusão científica dos melhores trabalhos.
A realização do ASAA2025 em Cabo Verde reveste-se de especial significado por ocorrer no ano do 50.º aniversário da independência do país e na evocação do centenário de Amílcar Cabral. As edições anteriores realizaram-se em Ibadan (2015), Acra (2017), Nairobi (2019), Cidade do Cabo (2022) e Lubumbashi (2023), reafirmando a vocação da ASAA para a diversidade académica e a partilha transnacional de saberes.
Mais informações em: African Studies Association of Africa – ASAA
