A Universidade de Cabo Verde receberá no próximo dia 10, quarta-feira, o seminário “Saúde e bem-estar das mulheres no climatério”, proferido pela professora Doutora Fátima Martins, Professora Coordenadora na Escola Superior de Enfermagem na Universidade do Minho e Doutora em Sociologia da Saúde e Especialista em Enfermagem.
A atividade terá lugar na sala 101 do edifício 8 do Campus Palmarejo Grande, das 15h00 às 18h00.
O seminário pretende desmistificar esta etapa da vida da mulher, bem como abordar medidas de promoção de literacia em saúde feminina com a finalidade de promover a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida da mulher, centrando-se no papel dos profissionais de saúde neste processo de transição.
Público alvo: Enfermeiros a exercer nos Cuidados de Saúde Primários.
O aumento da esperança média de vida e a diminuição da mortalidade têm contribuído para um envelhecimento global da população, pelo que, atualmente, as mulheres vivem cerca de um terço da sua vida em pós-menopausa. Estudos demonstram que 8 em cada 10 mulheres apresentam sintomas da menopausa tais como suores noturnos, perturbações do sono, redução da libido e ansiedade.
A compreensão da complexidade dos sintomas climatéricos associados à capacitação da mulher através de práticas de educação em saúde possibilita um impacto positivo na qualidade de vida das mulheres. Deste modo, é necessário a adoção de medidas visando à obtenção de uma melhor qualidade de vida durante e após o climatério.