O projeto Campos da Matemática Gulbenkian em Cabo Verde (CdM-CV) regressa para a sua terceira edição. Organizado pela Universidade de Cabo Verde e financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, esta iniciativa será em duas cidades: na Praia, de 4 a 8 de setembro, e no Mindelo, de 11 a 15 de setembro de 2023.
A cerimónia de abertura, agendada para o dia 4 de setembro, às 9h30m, no Auditório 101, contará com a Prof.ª Telma Silva, a apresentar o projeto do LabMat. A ex-estudante do curso de Matemática, Noemy Tavares, que participou no projeto em 2021, partilhará o impacto significativo que o CdM-CV teve na sua vida académica e pessoal. Estarão presentes na mesa de abertura a Directora do Programa Gulbenkian Parcerias para o Desenvolvimento, Maria Hermínia Cabral, o Reitor, José Arlindo Barreto e o Ministro da Educação, Amadeu Cruz.
Na Praia, o projeto centrar-se-á em 40 alunos do 10.º ano das escolas secundárias das ilhas do Sotavento (Maio, Santiago, Fogo e Brava). Estes talentos, que terminaram o 10.º ano em 2023, com médias superiores a 16 valores em Matemática, participarão em atividades educativas no Campus do Palmarejo Grande.
No Mindelo, o projeto será destinado a 32 alunos do 11.º ano das ilhas do Barlavento (Santo Antão, São Vicente, São Nicolau, Sal e Boavista), que participaram no CdM-CV em 2022 e mantiveram a média exigida. As atividades terão lugar nas instalações da Faculdade de Educação e Desporto da Uni-CV, com a cerimónia de encerramento a ocorrer às 16h00 do dia 15 de setembro.
O CdM-CV visa fomentar o interesse pela Matemática e promover o desenvolvimento individual das capacidades matemáticas dos estudantes. A iniciativa proporciona um ambiente propício para a aprendizagem através da resolução de problemas, ajudando a cultivar competências essenciais como concentração, organização e autoconfiança.
O projeto conta com o apoio do Ministério da Educação de Cabo Verde e representa uma oportunidade para os jovens talentosos do país aprofundarem os seus conhecimentos e habilidades em Matemática.