No dia 04 de julho, pelas 17h30, a Universidade de Cabo Verde será palco de mais um seminário promovido pela Direção do Mestrado em Relações Internacionais e Diplomacia Económica (RIDE), da Escola de Negócios e Governação (ENG), desta vez sobre “A Língua Portuguesa no Contexto da CEDEAO: Uma Abordagem Crítica”.
O seminário será ministrado pelo Abel Djassi Amado, Professor de Ciência Política e Relações Internacionais na Simmons University (EUA).
Embora a literatura sobre a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) tenha desenvolvido bastante nas últimas décadas, mormente no que diz respeito a sua atuação perante a questão de segurança e terrorismo transnacional, existe uma lacuna visível no que concerne à questão da língua e política linguística no quadro dessa organização.
Neste sentido, o evento propõe centra-se na apresentação de um artigo, cujo mesmo recai sobre a análise crítica político-histórica sobre as práticas, ideologias e instituições linguísticas da CEDEAO, que remetem a língua portuguesa para um segundo plano. O argumento central defendido é que a introdução da língua portuguesa enquanto língua oficial da organização tem sido mais simbólica do que substancial.
Participe do seminário presencialmente, na Sala 204 do Edifício 7, ou em modo online através do Zoom.